<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 25, 2007

Há 30 anos, numa galáxia não muito distante daqui...


(para ler ouvindo "A marcha do Império", de John Williams)


Eu já assisti a milhares de filmes em minha vida, mas um, em especial, causou uma mudança radical na minha relação com o cinema. Quando eu tinha oito anos de idade, descobri "Guerra nas Estrelas". Assisti a primeira trilogia pela TV, pois eu tinha só dois anos quando o filme estreou nos cinemas e virou febre nacional - mas lembro bem das crianças e adolescentes com máscaras de Darth Vader no carnaval carioca. Não vi as sequências no cinema porque minha mãe achava tudo violento demais. Imagina, se aquilo era violência, nem sei o que dizer o que o cinema inventaria depois.

Gostei de "Guerra nas Estrelas" à primeira vista, e para mim o filme é um marco. Foi por causa dele que me apaixonei pela ficção científica e viria a descobrir, ainda criança, clássicos como "2001, uma odisséia no espaço" e "Blade Runner". Foi Star Wars que me fez acompanhar a carreira de Harrison Ford, o ator que interpretou os três persoangens mais marcantes do cinema -Indiana Jones, Han Solo e Dekkard, e ainda me proporcionou descobrir o brilhantismo das trilhas sonoras de John Williams.

Eu nunca quis ser a Princesa Leia - aquele cabelo dela era de matar - mas queria um sabre de luz. Eu gostava da história, das nuances dos personagens, da luta do bem contra o mal, e até curtia quando o Vader se dava bem - porque Às vezes o vilão tem que vencer para o mocinho triunfar.

Nunca esqueço quando, em 1994, o filme foi relançado mundialmente com cenas inéditas e eu pude, finalmente, ir ao cinema para vê-lo. Minha mãe perguntou: "Como você vai ao cinema para ver um filme que você já viu um milhão de vezes?" Respondi: "Eu não vou ver um filme. Eu vou ver Guerra nas Estrelas".

Assisti a trilogia original, e posteriormente, o prelúdio, na década de 90 e início do ano 2000. Apesar de achar os novos episódios inferiores, é impossível não gostar. Fã que é fã critica mas aplaude. E o momento que Anakin vira Vader é único.

Sem "Guerra nas Estrelas" não seria possível chegarmos a "Matrix", "Forrest Gump" e "De volta para o futuro", só para citar alguns filmes de sucesso influenciados por ele. Por isso a saga de George Lucas acompanha gerações, e vai ser, para sempre, uma referência cinematográfica. E que a força esteja com todos nós.


Janaina Pereira

Comentários
Caramba... Acho q guerra nas estrelas é um dos pocuos filmes que nunca assiti. Mas me deu até vontade...
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?