<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 23, 2007

O escudo e as armas de Jorge


Padroeiro da Inglaterra, Portugal e da Catalunha, São Jorge é venerado desde o século V e seu culto chegou ao Brasil através dos portugueses. Em 1387, Dom João I já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi.


Conta a lenda, que Jorge era guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano no tempo do imperador Diocleciano. Convertido ao cristianismo, ele não teria se rebelado às perseguições ordenadas pelo imperador contra os cristãos. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303.

Os símbolos associados à sua figura, como o dragão, a espada e a capa foram fundidas na Idade Média e estão relacionados às diversas lendas criadas a seu respeito e suas batalhas na carreira militar. Embora muitos ainda suspeitem da veracidade de sua história, a Igreja Católica reconhece a autenticidade do culto ao santo.

Que meus inimigos tenham pés e não me alcancem, tenham olhos e não me vejam e tenham mãos e não me toquem.Porque desde que nasci eu sou protegida pelo escudo e pelas armas de Jorge.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?