<$BlogRSDUrl$>

sábado, abril 21, 2007

Jana em pedaços


Nem todo apelido é engraçado ou agrada. Mas os meus são até fofinhos. Jana é óbvio, todo mundo me chama assim. Até estranho quando alguém me chama de Janaina. Tenho uma amiga, a Ana Paula Margeon, que me chama de Jane. Assim mesmo, em inglês. Adoro. Um chefe me chamava de Janis, por causa da música do Aerosmith, “Jane´s got a gun”, que eu adoro. A música e o apelido.

Um dia já me chamaram de Jajá, que eu não gosto. Ainda bem que pararam com isso. A Dani até hoje me chama de Janinha, que eu acho infantil demais, mas a Dani é minha amiga desde sempre, então tudo bem, ela pode. Aqui em São Paulo muito gente me chama de Jan, que eu acho curioso, mas ainda não descobri se gosto ou não.

Claro que eu São Paulo eu sou ‘carioca’. Esse eu curto, é praticamente uma ode ao Chico Buarque... há derivações do apelido como ‘caricas’, ‘menina do Rio’, ‘carioquinha’ e por ai vai.

Há os apelidos que exigem explicação, como, por exemplo, o ‘mailling com dois L’, que a Val adora me provocar, e o ‘tratorzinho’, originário da minha rapidez para executar tarefas. E ainda o infalível Mônica, porque sou brava.


No entanto, dois apelidos superam todos, por serem exclusivos: Reda, que minha ex-estagiária Vany Paiva me apelidou faz uns oito anos – por causa do óbvio, Janaredatora – e Janíssima, o superlativo de Jana, que só uma pessoa pode me chamar. Fiquem curiosos, não vou dizer quem é.

Outra coisa que não revelo é meu apelido de infância. É ridículo, ainda bem que o tempo fez minha família esquecer. Mas, apesar dos apelidos fofinhos, curto mesmo meu nome.

Janaina. Sem acento, por favor.

Aquela que veio do mar.


Janaina Pereira

Comentários
Caramba... que feio acho que sempre escrevi seu nome com acento.

Puxa vida que (...)

Sorry!

Mas o que importa é com acento ou sem acento, com apelido ou sem vc escreve bem, e eu gosto de ler.
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?