<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, abril 10, 2007

Encontros e desencontros


Eu era uma menina tímida, magrela, desengonçada, frágil. Usava grandes óculos, tinha recém tirado o aparelho nos dentes e vivia de cabelo preso. Eu era sem graça, sem sal, sem tempero. Eu me escondia do mundo. Mas eu já escrevia textos nunca publicados e palavras nunca lidas. Eu já era quem sou, mas não me mostrava para ninguém.

Foi essa Janaina que, dos 10 aos 14 anos, conviveu com a Cris e a Aninha. Surpresa maior foi rever a Cris e a Aninha 17 anos depois. Mas acho que elas se surpreenderam mais do que eu.

A Aninha continua amorosa, meiga e divertida. A voz me pareceu diferente, mas o jeitinho é o mesmo. Até o andar é igual. A Cris não mudou nada. O cabelo está mais claro, mas é o mesmo jeito discreto e sereno. A mesma voz, os mesmos gestos, o mesmo olhar.

Elas disseram que eu, fisicamente, mudei muito. Ainda bem, porque a moda anos 80 nunca me favoreceu. Acho que o meu cabelo, de fato, mudou muito, porque na adolescência eu usava cabelo preso e forçadamente liso, que eu odiava. Depois dos 15 anos eu assumi os cachos e talvez seja essa a mior diferença no visual. Quase não uso óculos mas continuo magrela, mas agora cheia de graça, com bastante tempero e extremamente salgada.

Reencontrar a Cris e a Aninha serviu para perceber que minha vida mudou muito, e para melhor. Outro dia li que sucesso é você olhar para trás e perceber que está bem distante do ponto onde começou. Então é isso... eu estou muito distante do ponto onde comecei. Só por isso sou uma pessoa de sucesso. Eu venci.

Foram 17 anos sem notícias e sem referências das minhas amigas de infância. Mas, para mim, aparece que foram 17 dias. Nós crescemos mas nossa essência é a mesma. No fundo, no fundo, nada mudou. Só ficamos mais velhas, mais experientes, mais maduras.

Éramos meninas frágeis. Agora somos mulheres fortes.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?