<$BlogRSDUrl$>

domingo, abril 15, 2007

Circuito cinematográfico


Eu adoro cinema. E assisto de tudo, muito. Vejo filme hollywoodiano sem culpa. E filme de arte porque eu gosto. Adoro Kieslovski, e sempre gostei. Lembro que assisti "Não matarás" na adolescência e fiquei impressionada. A trilogia das cores é belíssima, especialmente "A liberdade é azul" - que tem uma cena com a Juliette Binoche (em que ela raspa as costas da mão num muro) que é uma das mais simbólicas do cinema.

Meu diretor preferido é o Almodóvar. E não é porque ele fala das mulheres como poucos, mas porque ele é autêntico. Seus filmes são cheios de significados, e conseguem abordar temas preconceituosos e difíceis de forma sensível. Assim como adoro o Almodóvar, eu gosto do Hitchcock. Ninguém fez filme de suspense tão bem como ele. "Janela Indiscreta", "Os Pássaros" e "O homem que sabia demais" estão entre as melhores coisas que já vi. Isso sem falar no clássico dos clássicos, "Psicose".

Mas eu também gosto de Spielberg. E muito. Tudo bem, ele adora fazer filmes com final feliz. Mas nem por isso eu deixo de gostar dele. E também sou fã de "Star Wars", a fantasiosa série do George Lucas. E o Indiana Jones, criação de Spielberg e Lucas, ainda é o meu herói.

Meu eclético gosto cinematográfico não faz de mim melhor nem pior do que ninguém. Mas faz de mim uma pessoa menos chata que qualquer 'pseudo-intelectual', e mais interessante do que os filhotes da indústria cultural.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?