<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, março 01, 2007

Éramos quatro


Estamos ligados a seis pessoas nesse mundo. Essa é a teoria dos seis graus de separação – e eu já escrevi sobre ela aqui. Essa teoria vale para o orkut. E pela primeira vez eu vi o orkut como algo positivo. Faz poucos dias que entrei lá e vi um recado que me deixou boquiaberta. Uma amiga de infância, a Cris, me achou.

Tudo que escrevo sobre o Rio tem muito significado para meus amigos de lá, que me conhecem faz tempo. O que escrevo de Sampa, quem é daqui sabe como é. Mas o que falo da minha infância não é referência para ninguém. Desde os 17 anos eu perdi contato com minhas amigas de infância. E, para minha surpresa, uma delas, me localizou.

Eu, a Aninha, a Cris e a Andréa éramos inseparáveis. Quando terminamos a oitava série, a gente se separou. Aninha e Andréa foram para um colégio, eu para outro e a Cris continuou no mesmo em que fizemos o ginásio. Estudamos juntas dos 10 aos 14 anos. Mantivemos contato ainda no primeiro ano do segundo grau – juramos que íamos nos ver uma vez por mês. Isso não aconteceu. Lembro que a última vez que falei com a Cris ela ia fazer pedagogia na UERJ. Estávamos caminhando para a maioridade e perdemos o contato.

Mas o tempo não apagou as lembranças. Lembro do bolo de cenoura com chocolate da mãe da Cris. Da Aninha sendo carregada nos braços pela mãe porque tinha quebrado o fêmur e não podia andar. Da paixão da Andréa pelo Stallone. Do primeiro filme que vi em vídeo, na casa da Cris... era “Top Gun” com o Tom Cruise!!!

Nessa época eu usava aparelho nos dentes. Depois tirei o aparelho e coloquei óculos – aliás, eu, Aninha e Cris colocamos óculos no mesmo ano. Foram elas que acompanharam o momento mais difícil da minha vida: os dois derrames do meu pai e seu conseqüente falecimento. E quando eu fiz 15 anos, meu pai não estava lá para me levar para a missa que ele tanto queria que eu participasse.... e foi o seu Carlos, o pai da Cris, quem me levou de carro.

Por tudo isso, quando vi o recado da Cris, fiquei muito emocionada. Ela me reconheceu mesmo sem minha foto estar no orkut: apenas pelas características do meu perfil. Ou seja, continuo geniosa, marrenta e passional. E, como ela mesmo disse, leonina – algo que ela nunca esqueceu!

Nisso tudo o que me emociona é saber que minha essência não mudou, apesar das dificuldades, das dores, das tristezas, das angústias e decepções. Saber que 22 anos depois do nosso primeiro contato eu permaneci a mesma pessoa. Saber que alguém lembra demim com tanto carinho. Isso me deixa orgulhosa e certa de que eu segui o caminho correto.

Eu nunca acreditei em acaso, nem em coincidência. Então, por algum motivo, Deus colocou a Cris – e a Aninha também, já que a Cris a achou antes de me localizar – novamente em meu caminho.

Abençoados sejam aqueles que fazem o bem e sabem plantar a semente da amizade. Ela pode ficar um tempo sem colher frutos. Mas nunca morre.


Janaina Pereira

Comentários
nossa que muito legal!
Isso é a única coisa que acho válida no orkut, poder "reencontrar" pessoas que você morre de saudades mas nem sabia por onde andavam rs
E mais legal ainda foi ela ter te reconhecido apesar de não ter foto no perfil!

=)


beijos
 
Amigos são poucos, mas, sempre verdadeiros!

Bonita amizade a de vcs!

Beijos
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?