<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 20, 2007

Carioquices


Existem preconceitos para dar e vender no Brasil. O bairrismo é um deles. Volta e meia sou obrigada a aturar algum tipo de gracinha a respeito. Além de ser mulher – fato que, por si só, já me leva a ser vítima natural do preconceito - , sou carioca morando em São Paulo. Ferrou.

Quem vem do Rio, por si só, é diferente. Não é bairrismo: é fato. As pessoas que nascem perto do mar são mais alegres, soltas, alto-astral. Eu não seria quem eu sou se não tivesse nascido lá. O Rio é uma cidade especial, e não venham com aquele papo de que é violenta. São Paulo também é. A geografia do Rio, tão favorável à beleza, também ajuda a violência. Mas também não é sobre isso que quero falar.

Carioca tem umas manias estranhas, e é por isso que falar hoje. Então se você, preconceituoso de plantão, que vive xeretando a vida alheia, está incomodado com meu sotaque e minha personalidade, eu só lamento. Sou carioca cm orgulho e cheia de manias carioquíssimas. Eu como biscoito e não bolacha. Porque não há nada mais paulista do que comer bolacha. Então se você se acha a última bolacha do pacote, eu sou o biscoito mais recheado e fim de papo.

No Rio a gente come pão francês e bisnaga – e, vamos combinar, bisnaga é charmosíssima falada por uma carioca. Bebemos uma cerva bem gelada – breja, francamente, é coisa de paulista. Outras tradições são a média tradicional, o pingado nosso de cada dia, o pão doce saboroso, os docinhos gostosos – pense agora numa carioca falando ‘docinhos gostosos’ com os “esses” soando como bossa-nova em seus ouvidos.

O Rio é uma delícia de cidade, vista com olhar cheio de apetite para a televisão de cachorro – aquele galeto na brasa não pode faltar jamais. Domingo é dia de galeto de padaria. Isso lembra muito minha infância. E a pizza com catchup ? O clássico dos clássicos. Adoro!!!!! E os sandubas ( porque lanche é coisa de paulista também) ?! Cheesburger. Sanduíche de chester com bastante mostarda e tomate. Como você leu esta frase ? Deixa eu explicar: em carioquês a gente fala ‘sanduixxxi di xxxester com baxxxtante muxxxxtarda e tumate’. Fala sério, é ou não é uma melodia para os ouvidos este ‘sutaque’?

O Rio tem biscoito globo – quem come, não esquece jamais. Tem salsichão com molho, banana frita com sorvete de canela e crepe de chocolate do Chez Minchou. O Rio tem sacolé – porque paulista chama de gelinho? E o Rio tem feijão preto – porque paulista insiste em chamar o feijão mulatinho de carioquinha se a gente nem come esse feijão lá?

O Rio tem totó – como se chama esse jogo em São Paulo? Tem zerinho ou um – em São Paulo é dois ou um???? Tem sinal, e não farol. Tem roleta, e não catraca. Tem trocador, e não cobrador. Tem carteira de motorista, e não carta de motorista.

O Rio é. São Paulo a letra é ‘ê’. O Rio é de Janeiro. Então tudo bem, São Paulo é o ano inteiro.



Janaina Pereira

Comentários
as vezes eu tenho muita vontade de ir para o Rio...
 
Não tive a mesma sorte de nascer na cidade maravilhosa mas compartilho do mesmo pensamento quanto ao Rio!Em breve estarei lá!
 
ADOREI!!!!!!
Ô dá-lhe Jana, ô dá-lhe Jana! Ops, me empolguei... rs
Beijoxxxxxx cariócaxxxxx!
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?