<$BlogRSDUrl$>

sábado, março 24, 2007

Alejandro Sant'Ander - Última Parte


Quando se escolhe a pílula vermelha
(dos vírus e outras resistências)



Recorrendo mais uma vez à ficção cinematográfica, Neo, Morpheus e seus companheiros eram os vírus dentro da máquina, utilizando os próprios programas da Matrix para combatê-la. Como numa guerrilha, os vírus se movem rápido, atacam de surpresa, em pequenos grupos. A vitória final (desculpas aos que ainda não assistiram) somente acontece quando o herói consegue enxergá-la em todos seus códigos, tornando-se mais rápido, antecipando-se ao computador.

Passetti, no artigo já citado, entende que "a indústria deixou a superfície para se tornar sideral, na mesma intensidade que as comunicações no planeta se tornaram mais próximas e instantâneas, criando possibilidades para que, dentro da metrópole (...) aparecessem novas formas de resistências." O novo espaço para confrontos, de acordo com Passetti, fica estabelecido entre os hackers e programadores de vírus contra os controladores, os satélites e os programas de vigilância.

A pílula vermelha que Morpheus entrega a Neo é a senha para que o "súdito da telerrealidade" possa agir de maneira livre por meio da informática, sem assumir uma identificação oficial. Ele pode estar em qualquer parte e pode fazer sua voz chegar a qualquer um.

A primeira iniciativa de usar a própria arma da burguesia contra ela mesma foi quando o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) do México "lançou" sua página na Internet, expondo ao mundo, por meio de boletins diários, a situação nas selvas de Chiapas. Em pouco tempo o mundo abraçou sua causa, mesmo que a tenha esquecido depois. No entanto, é inegável que a militância digital foi e é, de extrema importância, principalmente na sociedade de controle. São dezenas de páginas que se multiplicam na WWW, ao mesmo tempo em que cresce o medo dos controladores e a cada dia são novas as tentativas de pensar em freios para o monstro que eles mesmos criaram.

Recusar a situação de súdito e entrar nesta batalha eletrônica é uma escolha. Pode-se, naturalmente, tomar a pílula azul e voltar para a passiva situação de escravo num mundo virtual, enganado por um bife enquanto sua energia é consumida, de forma sedutora, pelos controladores.

Desfazer-se do templo das imagens, livrar-se da sedução, ocupar-se do que é inaceitável, não acatar a historiografia oficial, recusar a versão dos vencedores, ser revolucionário nas pequenas atitudes é o primeiro passo da escolha da pílula vermelha.

Comentários
Janaína, retirei daqui o comentário "Desfazer-se do templo das imagens..." e além de colocá-lo em um trabalho estou usando em meu perfil no orkut...

Mas enfim, a dúvida:

Esta citação é criação do próprio Alejandro? ou retirado de algum lugar...pois não sei a quem destinar os créditos...

abraços

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13030004261992070897
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?