<$BlogRSDUrl$>

sábado, fevereiro 03, 2007

Só o amor não basta


Assistindo ao filme “Terapia do Amor”, com Meryl Streep e Uma Thurman, duas frases me chamaram a atenção: ‘relacionamentos dão trabalho’ e ‘só o amor não basta’. Concordo com ambas.

Relacionamentos são extremamente trabalhosos. E por isso cansam. Você tem que estar disponível para ouvir, cuidar, calar, motivar, esperar, compreender, perdoar, aceitar, respeitar... é tanta coisa pra fazer que só de pensar me deixa cansada. O pior é quando você faz tudo isso e o outro lado não está nem aí...porque a maioria das pessoas acha que relacionamento é diversão. Isso só acontece no começo das relações, quando, apaixonados, achamos qualquer programinha insosso uma aventura. Com o tempo surgem as dificuldades – e se o casal não tiver afinidade, tudo piora. Por exemplo: no começo ele até aceitar ir a praia com você, mesmo odiando a mistura suor-mar-areia. Mas ele não vai ceder por muito tempo.

Os pequenos detalhes que fazem a diferença nas relações vão aumentando com o tempo – o tempo em que o casal está junto e o tempo como a ‘idade’ dos dois. Quando somos mais jovens, o namoro não passa de... diversão. Novamente a palavra aparece para retratar uma relação. Casais formados por jovens de 20 anos de idade acham tudo lindo. Dez anos depois tudo muda. Porque aos 30 anos nenhum casal vai viver de diversão. Você tem contas para pagar e a relação tem que ser muito mais baseada em amizade e companheirismo do que qualquer outra coisa.

Ninguém, mas ninguém mesmo, sobrevive de ‘um amor e uma cabana’. O amor morre com a falta de dinheiro, a falta de emprego, a falta de perspectiva e a falta de filhos – sim, porque se um dos lados não quiser ter filhos, isso vai gerar confusão mais cedo ou mais tarde. Por isso só o amor não basta. Justamente porque o relacionamento dá trabalho e o amor não consegue suportar tudo. Você pode amar incondicionalmente uma pessoa, mas se ela ficar apática diante da vida, você não vai querer afundar no mesmo barco. O amor não resiste a mentiras, traições, intolerâncias, cheque sem fundo, conta no vermelho, sonhos adiados, desejos frustrados, impotência e frigidez. E mesmo quando o sexo é bom, a relação não se salva – pode ter seu fim adiado, mas um dia a separação vem.

Só o amor não basta para salvar uma relação em que a mulher ganha mais do que o homem – já vi dois casamentos acabarem exatamente por isso. Só o amor não basta para perdoar uma traição - embora ainda existam pessoas que perdoem. Só o amor não basta para fazer duas pessoas felizes – é preciso muito mais. Porque, infelizmente, o amor não é o suficiente para uma relação dar certo. É preciso saber ouvir e saber calar, saber esperar e saber motivar, cuidar, compreender, apoiar, aceitar, respeitar... é necessário ser fiel e leal não apenas ao outro, mas a si mesmo, as suas convicções, seus objetivos. Ninguém deve se anular por causa do outro. O amor não são duas metades que se encontram, mas dois inteiros que se unem.

É por isso que o amor cansa. E cada vez mais eu concordo com Ernest Hemingway: quando duas pessoas se amam não pode haver final feliz.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?