<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Quando um best-seller chega às telas


O novo filme do alemão Tom Twyker (do excelente “Corra, Lola, Corra) é uma história surreal. Baseado no livro do também alemão Patrick Süskind, “Perfume, a história de um assassino” (Perfume: The Story of a Murderer, Alemanha/ França/ Espanha, 2006) é uma das adaptações mais esperadas dos últimos tempos. O sucesso estrondoso do livro, lançado em 1985 e traduzido para 45 idiomas, gerou uma grande expectativa para a realização do filme. O resultado, porém, deixa algo no ar.

Jean-Baptiste Grenouille (o inglês Ben Whishaw) é um rapaz pobre que nasceu com um olfato megadesenvolvido, capaz de diferenciar os mais diferentes tipos de odores a quilômetros de distância. Ao se apaixonar pelo cheiro de uma bela jovem e depois a matar inadvertidamente, Grenouille passa a desenvolver uma obsessão doentia pela criação de novos perfumes, transformando seu dom em paranóia assassina.
A direção de Twyker abusa da estilização visual, e a montagem e efeitos chegam a ser cansativos, o que atrapalha a narrativa, que ficou lenta e cansativa. Mas a direção de arte e a fotografia são belíssimas, e a atuação do desconhecido Whishaw – que tem como coadjuvantes no elenco nomes como Dustin Hoffman e Alan Rickman – surpreende.

O roteiro de Andrew Birkin, Bernd Eichinger e Tom Tykwer usou a narração oral (feita por John Hurt) como um recurso que garante personalidade cinematográfica própria, impedindo que o filme rompa com a linguagem verbal do livro. Ainda assim “Perfume” vale como entretenimento, mas qualquer comparação com o livro deve ser esquecida.

Agora algumas curiosidades: o diretor Ridley Scott seria o diretor do filme anos antes do projeto realmente começar. Tim Burton também foi cotado para a função, assim como Martin Scorsese e Milos Forman. Antes de morrer, Stanley Kubrick também esteve interessado em adaptar o livro, mas chegou à conclusão que era impossível transformar a obra em filme.


P.S.: Fabinho, valeu pela dica... de novo!


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?