<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

É por isso que o mundo é pequeno


Você está ligado a seis pessoas nesse mundo. E só. Porque, na verdade, todo mundo está interligado de alguma forma. Duvida? Então você nunca ouviu falar na teoria dos seis graus de separação, que, inclusive, foi a responsável pela criação do Orkut, aquela praga que as pessoas adoram xeretar – e que, atualmente, faz com que perguntem, antes mesmo do seu telefone, se você tem orkut.

A partir de um estudo científico o mito dos seis graus foi criado. Parece que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. Interessante, não? Eu aprendi sobre isso graças ao cinema, claro. Vi um filme ainda na adolescência e fui buscar saber do que tratava.
O estudo, feito nos Estados Unidos, era bem simples: ao enviar cartas, os cientistas identificavam o número de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas. Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo.

Este estudo se tornou muito popular e, em 1990, uma peça foi inscrita inspirada nesta teoria: "Six Degrees of Separation", de John Guare. A peça logo se tornou um estrondoso sucesso, e em 1993, foi adaptada para o cinema. O excelente filme “Seis Degraus de Separação” foi que me despertou sobre a teoria. Estrelado por Donald Shutterland (o pai de Kiefer, nosso amado herói Jack Bauer), Stockard Channing e um novato Will Smith – era a estréia dele no cinema – o roteiro narra a história de um jovem negro que se envolve com um casal de brancos ricos, fingindo ser amigo do filho deles.

A teoria dos seis graus de separação faz parte dos modernos estudos de análise de redes sociais. Várias pesquisas vem sendo feitas, como, por exemplo, na identificação da estrutura das redes de colaboração de cientistas, redes de transmissão de doenças, e redes de páginas e sítios na web.

Essa teoria também é provada pelo uso das redes de relacionamento, como o Orkut, que mostra quando uma pessoa conhece a outra. A base de funcionamento do Orkut é a própria teoria, pois graças a ela o engenheiro de software responsável pela rede de relacionamentos, Orkut Buyukkokten, pôde estabelecer uma relação intermediária entre todos os usuários. Por isso há uma espécie de árvore onde você localiza seus amigos; ela aparece no site e você pode ver quem está interligado com quem.

Gostou? Então descubra que pessoa une você a mim, porque entre nós só existe seis graus de separação.

Janaina Pereira

Comentários
Na verdade não estou no orkut!
Por isso não ... mas se estivesse, teríamos uma meia dúzia de pessoas em comum!

Mas prefiro não falar sobre essas ...
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?