<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Flores no mar


O motivo que levou meu pai a escolher Janaína para ser meu nome foi um samba. Mas este samba falava dela: Iemanjá. Porque, como já repeti mil vezes, Janaína é um dos nomes de Iemanjá. E hoje é dia dela, dia de jogar flores no mar e fazer oferendas.

Por causa do meu nome, sempre tive interesse pela história de Iemanjá. Ao contrário do que muitos pensam, Iemanjá é um orixá feminino extremamente simples – a idéia de vaidade que está associada a ela não tem a ver com pretensão. Para Iemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora, sendo, então, mais importante que as outras divindades femininas, o que foi assimilado em arte por muitos ramos da Umbanda. Sua popularidade é imensa, especialmente pelo caráter, a tolerância, a aceitação e o carinho.É uma das rainhas das águas, sendo as duas salgadas: as águas provocadas pelo choro da mãe que sofre pela vida de seus filhos, que os vê se afastarem de seu abrigo, tomando rumos independentes; e o mar, sua morada, local onde costuma receber os presentes e oferendas dos devotos.

Na África, a origem de Iemanjá também é um rio que vai desembocar no mar. De tanto chorar com o rompimento com seu filho Oxóssi, que a abandonou e foi viver escondido na mata junto com o irmão renegado Oçãnhim (Oçanhe), Iemanjá se derreteu, transformando-se num rio que foi desembocar no mar. É a mãe de quase todos os Orixás de origem ioruba e também associada à fertilidade.

Segundo a lenda, Iemanjá é a criadora do mundo, juntamente com Oxalá. Complacente e pródiga, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos. Ela não lembra a volúpia das sereias das lendas européias ou a Iara dos mitos indígenas, mas é representada e cultuada com muito respeito, pois é a mãe da criação. Odoiá!!!

Significado: iya; mãe. Omo; filho. Eja, peixe
Dia da semana: Sábado
Cores: branco e azul (cristal translúcido)
Saudação: O doiá! (odo, rio)
Elemento: água
Domínio: mar, água salgada
Instrumento: abebê (espelho)


Janaina Pereira

Comentários
Iemanjá é muito bonita, todas as vezes que vou a praia passo para ver a imagem dela que tem por lá, é enorme, cheia de oferendas e tem cheiro de vela perfumada o tempo inteiro...mas não sabia o dia dela, agora já sei rs!



beijos
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?