<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 17, 2007

A verdade que mata


Finalmente consegui assistir ao documentário “Uma verdade inconveniente” (An inconvenient truth, EUA, 2006), baseado no livro do ex-vice-presidente americano Al Gore, e estrelado pelo próprio. Dirigido por Davis Guggenheim – um dos diretores da série de TV “24 horas” – e apresentado com sucesso na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o documentário mostra Gore fazendo uma série de apresentações em que ele discute os problemas do aquecimento global.

Al Gore é conhecido do grande público não apenas como o vice-presidente da era Clinton (de 1993 a 2000), mas também como o homem derrotado nas eleições de 2000 – aquela eleição suspeitíssima, que deu a George W. Bush seu primeiro mandato na Casa Branca. Após a derrota, o eloqüente e carismático político escreveu o livro que deu origem ao documentário, e em ambos mostra que sua cruzada pelo meio ambiente é longa, mas precisamente desde sua adolescência.

“Uma verdade inconveniente” apresenta a visão estarrecedora e importante de Al Gore para frear o progresso letal do aquecimento global, esclarecendo os equívocos relacionados à questão. Com argumentos persuasivos, ele explica que já não se pode tratar o aquecimento global como um problema político, mas sim como o maior desafio que se enfrentará neste século. Para exemplificar sua tese, o documentário mostra cenas de um episódio da série animada Futurama (“Crimes of the Hot”, de 2002, em que Gore é um dos personagens e cujo roteiro foi co-assinado por sua filha, Kristen), além da superprodução “O Dia Depois de Amanhã” (2004), de Roland Emmerich. O filme também menciona recentes catástrofes, como o tsunami na Indonésia e o Katrina em Nova Orleans.

Importante relato sobre um dos maiores problemas que enfrentamos no mundo, o documentário é uma aula para compreensão do tema e ainda explica como podemos ser responsáveis pela parte que nos cabe neste Universo. Veja, reflita e participe da campanha para salvar o único lugar que temos para habitar: o planeta Terra.

Acesse também o site da campanha para diminuir o aquecimento global: www.climatecrisis.net


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?