<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Reflexão maquiavélica


Maquiavel, o pai da ciência política moderna e autor do clássico “O príncipe”, tinha toda razão. O bom governante deve ser astuto e virtuoso, e só quem é tem essas duas características é de fato respeitado, por isso temos que ser temidos e não amados.

Vejam o exemplo real disso: na sua família, você respeita seu pai ou sua mãe que só demonstra amor e afeto? Claro que não. Você respeita o pai ou a mãe que impõe limites e faz você estremecer.

No trabalho: você respeita o chefe calmo, tranqüilo e sereno? Claro que não, só respeita o que dá bronca e pega no seu pé.

Na faculdade ou na escola: você respeita o professor legal, atencioso e cheio de sorrisos? Claro que não, só há respeito com o professor que faz jogo duro e é exigente ao extremo.

Maquiavel sabia o que escrevia – e o que dizia: o bom governante precisa ser sempre astuto e virtuoso, precisa ser temido, e só assim será respeitado.

Por isso me sinto melhor quando alguém diz que tem medo de mim , do que quando alguém diz que me adora. Quem me adora não me respeita, mas quem tem medo de mim, esse sim , sabe que há motivos para temer.


Janaina Pereira

Comentários
Ah sim, geralmente as pessoas só respeitam mesmo quando temem, mas acho que existem casos e casos..tipo, uma pessoa te adorar não quer dizer necessariamente que não te respeite rs!

beijos
 
Ah eu não acho que o respeito vindo pelo temor seja respeito. É simplesmente MEDO.
Quem tem medo não contrária á quem teme por respeitá-lo, mas sim por temer suas atitudes.
Respeito é algo que conquistamos com nossas atitudes que são valorizadas pela sua essência e não por impôrmos isso através de uma ferramenta, como no caso o medo.
Além disso o medo tb tem o seu "reverso da medalha" vide meu exemplo. Eu não respeito o Bufarah, não acho ele nem um pouco profissional e não adianta ele vir com cara de mau pra cima de mim, não vou respeitá-lo. Só vou obedecer por que tenho medo MESMO hahaha
E sim, pais amorosos são respeitados. Eu sempre digo que fui e sou mimada, mas nem por isso dou showzinhos de criança mimada quando meus pais me contrariam ou falto com respeito á eles.
E foi interessante vc citar o trabalho, pq a minha chefe é temida por muitos por causa das atitudes dela, mas escrachada por TODOS pelas costas.
Não digo que sua opinião ou de maquiável estejam erradas, aliás, o próprio Máquiavel diz que o governante tem que ser virtuoso, ou seja, tem que ser um meio termo, tem que saber quando ser brando ou quando ser exigente. Mas na minha opinião um bom governante tem que saber deixar um clima gostoso para se trabalhar. Não sou da idéia de que na base da pressão temos 100% de eficiência. Pode ter uma certa eficiência alta, mas tb estará sujeito aos erros mais pequenos e absurdos, por que as pessoas quando estão nervosas erram naquilo que jamais pensariam errar.

Por fim, tb não acho que quem te adora não te respeita! É claro que nem sempre quem diz que t adora, t adora de verdade, mas quem é verdadeiro, é claro que te respeita!

Bjosss
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?