<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Reconstruindo


O ano novo sempre nos traz esperança de novas oportunidades. Quando vejo
tudo que sonhei e foi destruído sem dó nem piedade neste ano que termina, dá até medo do que possa vir pela frente.

Foram muitos sonhos destruídos por mentiras e falsas promessas. Máscaras que caíram e deixaram à mostra frieza, desonestidade e rancor. Julgamentos prévios de atitudes egoístas, condenação antecipada de réus que nem tiveram tempo de se defender.

Omissão. A verdade, sempre cruel, se mostrou doloroso e sofrida.

Persuasão. Um bom discurso pode mudar os caminhos daqueles que não conseguem distinguir o bem do mal. Hitler era uma figura encantadora para milhares de alemães que seguiram seus passos. E a história está repleta de personagens que usaram o poder da palavra para, dissimuladamente, alcançar seus objetivos. Mas todos eles, sem exceção, se deram mal no final.

Os bons sempre vencem. A boa vibração das pessoas de alma nobre acaba atraindo benevolência, solidariedade, amor, compaixão, harmonia, paz, justiça. Muitas pessoas me disseram que conseguem identificar de longe quem é do bem. Mas, ainda assim, alguns conseguem encobrir suas reais intenções com sorrisos sarcásticos e falsos moralismos que algum dia caem por terra. E aí, muitos já estarão machucados tentado cicatrizar as feridas.

Quando estamos cegos de amor ou de raiva, precisamos nos recolher para encontrarmos o equilíbrio necessário para seguir adiante. Muitas vezes parece impossível sobreviver a tanta dor e tanto amor, mas sempre conseguimos. Sempre. O destino coloca e tira pessoas da nossa vida, mas ele sempre se encarrega de deixar alguém por perto na hora que mais precisamos. Nunca estamos só. Podemos sim, muitas vezes, ficarmos perdidos pelo meio do caminho. Podemos ficar abandonados a nossa própria sorte, clamando por uma força maior que nos dê força para caminhar. E de algum jeito, de alguma forma, essa força vem não sei de onde, e a gente continua nem sabe como.

Eu já fui ao fundo do poço algumas vezes. E sempre sai de lá mais forte. Força, aliás, é algo que não me falta. Eu sou frágil apenas quando alguém que amo morre, e aí eu precisar esperar a eternidade para reencontrá-lo. E sempre que alguém atropela meu caminho e tenta me machucar, eu lembro que nada nem ninguém me fará sofrer, porque a dor maior do mundo eu já senti quando meu pai morreu. E eu me importo com poucas pessoas e poucas coisas nessa vida, mas me importo muito em não fazer ninguém sofrer, porque eu detesto pensar que alguém que eu gosto tanto pode estar chorando por mim.

Então se alguém me fez sofrer, se alguém me magoou a ponto de me fazer rastejar no fundo do poço, eu sinto muito ter que confessar agora que eu estou viva. Sim, eu sobrevivi. A tudo e a todos, aos piores momentos, a toda dor que eu achei que nunca ia passar.

E eu tenho esperança, sim ainda há esperança em meu coração. Esperança de que 2007 será um ano iluminado, cheio de bons momentos ao lado de todos que, de fato, me querem bem. Pessoas que, quando olham nos meus olhos, dizem a verdade e não fingem ser o que não são. Pessoas que têm defeitos, que erram, mas que na essência fazem parte do lado bom da humanidade.

Estou em obras. Reconstruindo minha vida para que 2007 seja mais leve, mais livre, mais solto. Para que as palavras sejam mais doces, os gestos mais amáveis, as atitudes mais carinhosas, o semblante menos amargo. Porque tantos dependem de mim, da minha alegria, do meu bem-estar, da minha paixão que guia, através das minhas palavras e das minhas ações, algumas pessoas no Universo.

É por não fugir da minha missão que acredito que 2007 será um ano cheio de vitórias para todos que fazem o bem. Então, o que posso desejar a cada um dos leitores desse blog é: cuide de sua vida, porque ela é sua. E se cada um cuidar de sua vida, fica mais fácil.

Outro dia me mostraram um quadro que retrata os momentos finais da vida de Sócrates. Enquanto os discípulos estavam desesperados com a aproximação da morte do mestre, Sócrates permanecia calmo e sereno. Será que ele disse naquele instante: o que é a verdade? O que é a mentira?

Afinal de contas, foi a verdade ou a mentira que matou Sócrates?

Como sou socrática, repito um dos princípios do sábio filósofo: conheça a si mesmo. Você é o que realmente importa, livre-se da ignorância de pensar, agir e se guiar pelos outros. O conhecimento é a chave de tudo.

Que 2007 seja um ano de mais sabedoria e reflexão porque só assim os caminhos virtuosos estão garantidos.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?