<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 21, 2006

De que lado você está?


Um dos melhores filmes que assisti recentemente foi “Os infiltrados” (The departed), desde já uma obra-prima de Martin Scorsese (“Táxi Driver”, “Cassino”, “OS bons companheiros”). É cinemão puro no melhor estilo Coppola e “O poderoso chefão”. Scorsese conseguiu reunir um elenco afinadíssimo numa trama em que mocinhos e bandidos têm seu lado definido, mas precisam camuflar a verdade para sobreviver.

O ótimo roteiro de William Monahan, baseado no roteiro de Siu Fai Mak e Felix Chong do filme Conflitos Internos (Infernal Affairs, 2002), sucesso de Hong Kong, narra a história do jovem policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio em atuação marcante), que recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (o sempre excepcional Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (o eficiente Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém, quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.

Com uma trilha sonora eletrizante, direção refinada e uma fotografia enriquecida pelo tom sombreado, que sugere a ambiguidade dos personagens, o filme conquista o espectador de forma avassaladora. Vale destacar ainda a edição, que mantém o foco mesmo diante de tantas reviravoltas do roteiro. E, claro, um capítulo à parte é o elenco, que conta com nomes como Mark Wahlberg, Martin Sheen e Alec Baldwin, em atuações precisas, e o trio protagonista em excelentes performances. Jack Nicholson, atuando pela primeira vez sob a lente de Scorsese, dá o show de sempre. Matt Damon aposta no lado dissimulado de seu personagem e convence. Mas é Leonardo di Caprio – em sua terceira dobradinha consecutiva com o diretor - quem transborda na tela, em atuação emocional e desesperada que refletem toda a angústia e conflito de seu Billy Costigan.

Favorito ao Oscar do ano quem – prêmio em que sempre foi esnobado – Scorsese mostra em “Os infiltrados” que a sujeira está por todos os lados, e o universo mafioso faz parte dos nossos dias. Resta saber em que lado você está e até que ponto é possível ocultar a sua verdadeira face.


Janaina Pereira

Comentários
Boa dica de filme, vou assistir.

Bjos

Boas férias...


Gui
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?