<$BlogRSDUrl$>

sábado, setembro 23, 2006

Orkut-se


Estava vendo ‘quem sou eu’ pelo orkut. Meu perfil sempre muda, de acordo com meu humor. Geralmente sou alguma letra de música, minhas fotos são fakes e minhas comunidades dizem mais do que qualquer outra coisa.

Estou em diversas comunidades ligadas ao Rio, como a que enaltece os biscoitos Globo e os surfistas cariocas. Meu amor pelo cinema passeia nas comunidades de filmes como Closer, Sociedade dos Poetas Mortos e De volta para o futuro, de artistas com oJames Dean, Bette Davis e Hitchcock. Minha paixão pelas artes está presente nas comunidades de Monet, Mondrian e Pop Art. Aparecem também minhas preferências pelas histórias em quadrinhos, fotografia, leitura e escrita. E a personalidade se molda com a preguiça de acordar cedo, o humor assumidamente irônico, o lado negro da Força, a saudade que me habita e, claro, quando eu assumo que já amei idiotas e justamente por isso, não sou perfeita.

Mas eu gosto mesmo dos depoimentos. Os amigos dizem que sou uma carioca típica, muito íntegra, forte, corajosa, determinada... aqueles elogios que fazem bem a alma. Mas eu sou chata. Desconfiada. Implicante. Rabugenta. Passional. Irritável facilmente. Brava.

Mesmo tendo gente pensado o contrário, não sou arrogante, nem metida, muito menos convencida. Eu me acho bem menos do que dizem que sou. Mas sei que incomodo. Fazer o que? O tempo ocioso faz mesmo com que as pessoas percorram longos caminhos para xeretar a vida alheia. Enquanto isso, eu nem consigo responder meus scraps.

O que é válido no orkut? Reencontrar amigos, pessoas que ficaram perdidas no tempo... e lembrar do aniversário de todo mundo. Sem dúvida, uma boa agenda virtual. Em relação as páginas da vida – nossa, isso é título de novela! – o orkut não é diário e, sim, minha vida é um livro fechado. Que alguns ousam abrir sem consentimento e interpretar de forma errônea.

E pra citar Lasswell, a análise de conteúdo não está satisfatória, e o emissor não tem o controle do processo de comunicação. Portanto, receptores, estejam abertos ao diálogo! E que a vida seja menos virtual e mais real para todo mundo.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?