<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 21, 2006

O amor nos tempos do cólera


O romance é o amor de Florentino por Fermina, que ultrapassam 53 anos quase sem nenhum contato. Conheceram-se pela profissão de telégrafo de Florentino, ao entregar correspondências a Lorenzo (pai de Fermina). Florentino e Fermina passaram dois anos enviando cartas um ao outro, até Florentino decidir mandar uma carta com o pedido de casamento, mesmo sem nenhum contato físico e com o quase inexistente convívio até o momento. Na dúvida, Fermina esperou 4 meses sem dar a resposta, sendo forçada com uma correspondência mais que simbólica contendo um bilhete com o pedido de aceitar ou esquecer a proposta; ela aceitou mas impôs a condição de que esperassem mais dois anos antes de se casarem. Mas, 4 meses antes da data marcada, ocorreu a intervenção de Lorenzo, que descobrira o relacionamento dos dois através de um freira da igreja de sua filha.

Lorenzo mandou a tia de Fermina embora, pois acobertava o caso, e levou a filha para outra cidade. Foram mais dois anos de correspondências escondidas de Lorenzo. Passado esse tempo, Fermina voltou à cidade natal, sendo um dia vista por Florentino atravessando uma rua e tendo seu primeiro contato com ele, passando pela vila dos escrivãos; reconheceu-o quando fora chamada de "Deusa Coroada", assim como ele a chamava em suas cartas. Apesar de estar emocionada, achou prudente ignorá-lo com um simples gesto com a mão e um: "não, por favor, me esqueça!" Na mesma época chegou Juvenal de seus estudos na Europa; cobiçado pelas moças como sendo um bom partido, demonstrou interesse por Fermina e sendo o homem ideal no ponto de vista de Lorenzo, teve o sucesso com a mesma.

Os tios de Florentino resolveram que o certo seria uma viagem de trabalho para esquecer a moça, mas ele preferiu tentar ganhar dinheiro ali mesmo. Fermina não estava feliz com o casamento, mas tinha consciência de que Juvenal era a pessoa certa pra se casar e, além disso, ela era muito apegada a seus dois filhos. Passaram-se 51 anos e no dia de Pentecostes, Jeremiah se suicida mandando uma carta a Juvenal (é aqui que o livro começa) com o pedido de procurar a sua companheira, que já sabia o motivo de seu suicídio: Jeremiah não queria ficar velho! No mesmo dia morre Juvenal tentando apanhar um papagaio. Florentino estava presente ajudando no velório e no enterro de Juvenal, passando despercebido por Fermina até o encerramento das procissões e permanecendo na casa para declarar seu amor a Fermina.

As visitas passaram a ser constantes, levando Florentino a virar um bom amigo do filho de Fermina, que um dia comentou da viagem a navio que realizaria. Florentino, ciente do fato, embarcou também no navio, e deu um jeito de viajar a sós com ela. Depois dessa viagem eles seguiram juntos, totalizando a procura pela amada em 53 anos, quatro meses e 11 dias!


(Gabriel Garcia Marquez)

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?