<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 03, 2006

Saldo de Férias II


Sempre é bom rever grandes filmes... e descobrir algumas pérolas cinematográficas. Aí está a segunda parte do melhor que assisti nas férias. Aproveitem a lista e boa diversão.


1 – CIDADÃO KANE - em votação realizada em 1998 pelo American Film Institute, foi escolhido o melhor filme de todos os tempos. Esta opinião é compartilhada pela maioria das pessoas que já viu o filme e consegue perceber a magnitude da obra de Orson Welles. Aos 25 anos, Welles mudou a história do cinema com este clássico que ele dirigiu, produziu, roteirizou e estrelou em 1941. A história gira em torno da ascensão de um mito da imprensa americana, Charles Forster Kane (Welles), de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro. Uma crítica ácida à sociedade e aos meios de comunicação.


2 - LUGAR NENHUM NA ÁFRICA – belo filme alemão escrito e dirigido por Caroline Link e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2003. Em 1938, pouco antes de estourar a 2ª Guerra Mundial, a família Redlich foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá o advogado Walter Redlich (Merab Ninidze) passa a trabalhar numa fazenda, enquanto sua mulher Jettel (Juliane Köhler), filha de uma família burguesa, tenta se adaptar à nova vida. Regina (Lea Kurka), a filha do casal, cresce e aprende a língua e os costumes locais, encontrando no cozinheiro Owunor (Sidede Onyulo) um amigo. Quando a guerra está acabando Walter recebe uma proposta para atuar como juiz em Frankfurt. Depois de tantos anos em que aprenderam a amar o novo país, Jettel e Regina começam a duvidar se voltarão para a Alemanha com ele. O filme mostra, de maneira simples e densa, conflitos familiares, o valor do amor e da amizade, a perda de identidade e a busca por novas raízes.


3 – DE VOLTA PARA O FUTURO – o maior clássico juvenil dos últimos tempos completa vinte e um anos em plena forma. A história escrita por Robert Zemeckis e Bob Gale foi indicada a quatro Oscar, ganhando o de melhor efeito sonoro. O jovem Marty McFly (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por seu amigo cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe, Lorraine (Lea Thompson), antes do casamento com seu pai George (Crispin Glover). Marty acaba interferindo nos acontecimentos e Lorraine se apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais. Fique atento a cena em que Marty toca “Johnny B. Goode” no bailinho da escola (algo só comparado a Ferris Bueler, de “Curtindo a vida adoidado”, cantando “Twist and Shout” num desfile de rua). Além de ser um dos autores do roteiro, Zemeckis (“Forrest Gump”), em começo de carreira, dirigiu esse sucesso de bilheterias com produção de Steven Spielberg. Aproveite e veja as ótimas seqüências: “De volta para o futuro II”, que se passa em 2015, e “De volta para o futuro III”, em que Marty e Brown vão para o Velho Oeste. Assim você vê, ou revê, uma das mais fantásticas e divertidas séries que o cinema já produziu.


4 - ADEUS, LÊNIN - filme que relata com maestria as mudanças sociais, econômicas e culturais na Alemanha a partir da unificação do lado oriental com o ocidental. Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece na cama, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos para esconder a unificação das Alemanhas. Dirigido pelo alemão Wolfganger Becker, que também assina o ótimo roteiro com Bernd Lichtenberg.


5 - UMA LIÇÃO DE AMOR - Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos, Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social, que quer internar Lucy num orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio aos seus colegas de profissão. Sensível filme dirigido por Jessie Nelson (“Corina”), que também assina o emocionante roteiro com Kristine Jonhson. Destaque para a brilhante e inesquecível atuação de Penn – indicado ao Oscar pelo papel – e a trilha sonora em que grandes nomes do rock contemporâneo interpretam canções dos Beatles (que embalam a vida do personagem Sam, fã do grupo inglês). Impossível não se emocionar ao ouvir Eddie Vedder, do Pearl Jam, cantar “You´ve got to hide your love away” enquanto Sam tenta ver a filha.


6 - AS HORAS – aclamado filme de Stephen Daldry (“Billy Elliott”), indicado a nove Oscar e ganhador de um, o de melhor atriz para Nicole Kidman, muito mais pela sua impressionante transformação física do que pela sua contida, mas correta, interpretação. O grande trunfo dessa produção está no roteiro de David Harf , uma perfeita adaptação do ousado livro de Michael Cunnigham. Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que mora em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo. As vidas dessas três mulheres de épocas tão distintas têm muita coisa em comum. Assista e descubra o que. Observe como o roteiro consegue ser intenso ao relacionar as três histórias com rara habilidade. E aproveite um elenco impecável, com destaque para o fantástico Ed Harris. E claro, Nicole e a prótese de nariz mais famosa do cinema.


7 - GAROTOS INCRÍVEIS – dirigido por Curtis Hanson (“L.A. Cidade Proibida”), é a adaptação do livro de Michael Chabon. Grady Tripp (Michael Douglas) é um professor universitário que escreve em suas horas vagas. Atormentado por um bloqueio de escritor, ele descobre que sua amante, Sara Gaskell (Frances McDormand), que é casada, está grávida de um filho dele. Além disto, tem que lidar com uma de suas alunas, Hannah (Katie Holmes), que está apaixonada por ele, e ajudar seus aluno James (Tobey Maguire), um rapaz brilhante mas desajustado. Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original ("Things have changed", de Bob Dylan). Promete mais do que cumpre, mas é uma boa diversão.


8 - ASAS DA LIBERDADE – um dos maiores sucessos do diretor Alan Parker (“The Commitments”) e vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 1985. Birdy (Matthew Modine) enlouqueceu com os traumas sofridos na Guerra do Vietnã, e agora acredita ser um pássaro – animal pelo qual sempre foi fascinado. Ele é mantido num hospital militar, onde recebe diariamente a visita de seu amigo Al (Nicolas Cage), que também lutou no Vietnã e agora se esforça em trazer Birdy de volta à realidade. Modine e Cage têm grandes atuações neste filme que aborda loucura e amizade de forma densa e humana.


9 - CIDADE DOS SONHOS – mais uma complexa trama dirigida por David Lynch (“Veludo Azul” e a série de TV “Twin Peaks”), vencedor da Palma de Ouro de melhor diretor em Cannes (2002) por este trabalho e indicado ao Oscar na mesma categoria. Tudo gira em torno de um acidente automobilístico ocorrido na estrada Mulholland Drive (título original do filme), em Los Angeles, que dá início a história envolvendo personagens como a doce aspirante a atriz Betty (Naomi Watts), o diretor de cinema Adam (Justin Theroux) e a desmemoriada Rita (Laura Harring). Preste atenção aos mínimos detalhes, pois este é um filme típico de Lynch, com personagens bizarros e pra fazer cada um tirar suas próprias conclusões sobre a trama.


10 – REDS - cinebiografia do jornalista e escritor americano John Reed, que escreveu “Os dez dias que abalaram o mundo”, considerado o documento mais completo sobre a Revolução Russa. O filme tem mais de três horas de duração e foi escrito, produzido, dirigido e estrelado por Warren Beatty, em 1981, e concorreu a 12 Oscar, ganhando três: diretor (Beatty), atriz coadjuvante (Maureen Stapleton) e fotografia. A história narra muito mais o relacionamento de Reed com a escritora Louise Bryant do que a importância do trabalho do jornalista, mas ainda assim vale a pena conferir. John Reed (Beatty, no auge da beleza e do talento) é um jornalista famoso quando conhece Louise Bryant (Diane Keaton), uma mulher casada por quem se apaixona. Louise larga tudo para morar com Reed, e entre muitas turbulências no relacionamento, o casal participa da Revolução Russa de 1917. Este acontecimento os inspira e eles voltam para os EUA tentando liderar uma revolução semelhante. Louise começa a dar forma ao sonho de ser uma boa escritora e Reed alcança o sucesso com o livro “Os dez dias que abalaram o mundo”, que o coloca na linha de frente do movimento socialista. Destaque para a participação de Jack Nicholson como o poeta e dramaturgo Eugene O´Neill, e para os comentários das 32 pessoas que realmente conheceram John Reed e aparecem pontuando toda a narrativa.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?