<$BlogRSDUrl$>

sábado, agosto 26, 2006

Entrando no Olimpo


Sempre gostei da mitologia grega. A história dos deuses e deusas soa como algo universal, simbólico e muito interessante. Do ponto de vista artístico, filosófico, histórico ou estético, são olhares curiosos da vida. Por isso não dá para perder a exposição “Deuses Gregos”, na Faap, com suas 200 peças de arte greco-romana, algo inédito no Brasil.

Lembro que, quando uma grande amiga foi à Grécia, fiquei encantada com as filmagens e fotos que ela fez. Mas, naquela época, eu não tinha uma visão tão filosófica dos gregos. Hoje eu tenho um olhar menos mítico e mais histórico. Difícil é não se apaixonar pela civilização mais importante da antigüidade e também a mais influente de toda a história.

As peças vistas na Faap fazem parte da coleção do Museu Pergamon de Berlim, o mais conhecido dos 17 museus pertencentes à Fundação Prussiana de Cultura (SPK). Os doze deuses do Olimpo – do pai Zeus aos filhos Apolo, Athena e Dionísio – são exemplificados através de seu caráter e de suas ações. Aliás, Dionísio é o dono da festa – literalmente. Está em todas. Digamos que Zeus faz uma participação especial na exposição. Que conta ainda com as presenças daqueles que foram os primeiros deuses que eu descobri na vida: Eros e Afrodite. Ou Cupido e Vênus.

O layout da mostra chama a atenção. A maior parte das obras de arte é mostrada em seu devido contexto, ou seja, no meio para o qual foram criadas originalmente. São santuários, jardins no melhor estilo de uma vila romana, fontes de água, Narciso em posição milimetricamente calculada, e, claro, o Olimpo. A visão que se tem dele é incrível, tanto quando você está dentro da exposição, como no instante em que, literalmente, sobe ao Olimpo e vê tudo do alto. É um momento de grande representação simbólica, em que podemos analisar o significado do pódio das Olimpíadas ou a influência dos deuses na vida dos mortais. E também é a chance de, pelo menos uma vez na vida, subir ao Olimpo e se sentir um Deus Grego de verdade.

Vale ressaltar a associação, ainda que discreta, dos deuses gregos com os orixás afro-brasileiros. Eu passei de Iemanjá a Poseidon em alguns minutos. Esta visão, muito interessante e pouco explorada, abre novas discussões filosóficas e históricas sobre o assunto.

Nunca uma exposição tão expressiva de arte greco-romana deixou o museu de Berlim. Então aproveite e confira de perto. Afinal, a Grécia sempre seduziu gerações, através de seus grandes pensadores e dos arquitetos que criaram estilos copiados no mundo inteiro. Além disso, é considerada o berço da Democracia e do Teatro, e tem profunda importância na história da humanidade. Sua mitologia continua encantando as pessoas, e isso ficava claro na grande quantidade de crianças, jovens e adultos que estavam na Faap numa tarde ensolarada.


Deuses Gregos. Coleção do Museu Pergamon de Berlim
Até 26 de novembro de 2006
Museu de Arte Brasileira da FAAP
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
3ª a 6ª feira, das 10h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 17h00
Informações: (11) 3662-7198
Visitas Educativas: Agendamento (11) 3662-7200
Entrada Gratuita


P.S.: Agradeço a dica do Mestre Odair.



Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?