<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 24, 2006

Cinema em casa

Mais uma lista para você conferir num sofá perto de você.


1 – SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS – a obra-prima de Peter Weir (“O show de Truman”). Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, o ex-aluno John Keating (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura. Carismático, ele revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos. Mas logo seus métodos criam um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos jovens sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos". Preste atenção na cena em que os meninos jogam futebol ao som da Nona Sinfonia de Beethoven, a Ode à Alegria: é uma das mais emocionantes da história do cinema. Isso sem falar no final, arrebatador.


2 – BAGDÁ CAFÉ – filme cult do final dos naos 80. Percy Adlon dirige a história de uma turista alemã que, em viagem aos EUA, abandona o marido e hospeda-se em um bar de estrada, o café do título. Preste atenção na canção que dá vida ao filme. Sensível fantasia sobre marginalizados e excluídos em uma América árida e desolada.


3 - A LIBERDADE É AZUL - primeiro filme da trilogia “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, de Krzysztof Kielowski (“Não matarás”), baseado nos ideais da bandeira da França. Após um trágico acidente em que morrem o marido e a filha, uma famosa modelo (Juliette Binoche) decide renunciar à sua própria vida. Após uma tentativa fracassada de suicídio, ela se envolve com uma obra inacabada de seu marido, que era um músico de fama internacional. Um roteiro sensível, uma direção brilhante e a atuação emocionante de Binoche fazem desse um dos melhores filmes da década de 80.


4 - OS GOONIES – clássico infanto-juvenil produzido por Steven Spielberg e dirigido por Richar Donner (“Máquina Mortífera”). Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. É quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas.


5 – UM MUNDO PERFEITO – Texas, 1963. O presidiário Butch Haynes (Kevin Costner) foge da prisão, sendo perseguido por Red Garnett (Clint Eastwood), um policial implacável. Ao entrar na casa de uma família leva como refém Phillip Perry (T.J. Lowther), um garoto de sete anos. Os dois saem pela estrada, e Garnett segue-os. Mas, contrariando todas as expectativas, Haynes e Phillip se tornam amigos, e este relacionamento transforma a vida do menino. Eastwood (“Sobre meninos e lobos” e “Menina de Ouro”) dirige com sua habitual sensibilidade este road movie que ainda tem a ótima Laura Dern no elenco.


6 - AS BRUXAS DE EASTWICK - em uma pequena e conservadora cidade da Nova Inglaterra, Alexandra Medford (Cher), Jane Spofford (Susan Sarandon) e Sukie Ridgemont (Michelle Pfeiffer), entediadas com a vida que levam, se reúnem todas as quintas-feiras para tomarem drinques e conversarem sobre vários assuntos. O principal deles é um homem ideal e, sem querer, invocam Daryl Van Horne (Jack Nicholson), um ricaço misterioso e carismático que se muda para a localidade e se envolve com as três, satisfazendo os desejos delas mas criando uma guerra dos sexos com conseqüências inesperadas. Dirigido por George Miller (“Mad Max”).



7 - RAZÃO E SENSIBILIDADE – estréia da atriz Emma Thompson como roteirista, é a excelente adaptação do clássico da literatura inglesa “Sense and Sensibility”, de Jane Austin. Emma conseguiu em pouco mais de duas horas passar toda a essência do extenso e brilhante livro de Jane. Duas irmãs órfãs (Emma Thompson e Kate Winslet), de temperamentos opostos e com poucas condições financeiras, precisam se mudar para o campo, onde encontram o amor de formas diferentes. Dirigido por Ang Lee (“O Tigre e o Dragão” e “O segredo de Brokenback Mountain”) e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.


8 - FILADÉLFIA – primeiro filme americano sobre a AIDS. O advogado Andrew Beckett (Tom Hanks, em sua primeira grande performace dramática) trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia, e depois de ser promovido pelo chefe (Jason Robards), é demitido sem maiores explicações. Beckett supõe que os motivos da demissão sejam sua homossexualidade e a descoberta de que é portador do vírus da AIDS e resolve processar o escritório. Ele contrata os serviços de um advogado negro (Denzel Wahington, brilhante), que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos. E enquanto o processo se arrasta nos tribunais, Beckett luta contra sua doença. Hanks ganhou o Oscar e o Urso de Prata no Festival de Berlim por sua interpretação. Destaque para a excelente trilha sonora, que conta com músicas originais de Bruce Springsteen (Oscar de melhor canção original por “Streets of Philadelphia”) e Neil Young (a belíssima “Philadelphia”). Um filme denso, com roteiro desafiador de Ron Nyswaner, repleto de grandes atuações e dirigido impecavelmente por Jonathan Demme (“O silêncio dos inocentes”). Mas aceitável dentro dos padrões hollywoodianos.


9 - O HOMEM DO ANO – José Henrique Fonseca dirige com precisão este filme baseado no ótimo livro de Patrícia Melo, que assina o roteiro com o próprio Zé Henrique e seu pai, Rubem Fonseca. Uma ingênua aposta entre amigos transforma Máiquel (Murilo Benício), um homem comum, em um assassino e herói de toda uma cidade. Deixando-se levar pelos acontecimentos, Máiquel torna-se respeitado por bandidos e pela polícia, sendo também amado por duas mulheres. Até que comete seu primeiro erro e é obrigado a tomar de volta o controle do seu destino.


10 - JOGOS DE ADULTOS – boa trama de suspense dirigida por Alan J. Pakula (“Todos os homens do presidente”). Dois casais vizinhos (Kevin Kline, Mary Elizabeth Mastrantonio, Kevin Spacey e Rebecca Miller) estabelecem uma relação de muita amizade. Com o tempo, a intimidade entre eles torna-se perigosa. Um dos maridos (Kline) se sente atraído pela esposa do amigo e, sem querer, acaba se envolvendo numa arriscada teia de obsessão sexual, traição e assassinato.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?