<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 12, 2006

A volta das listas

Atendendo a pedidos, a lista de filmes para alugar voltou. Para agradar a todos os gostos e aproveitar aquela que ainda é a maior diversão: o cinema. Ainda que seja em casa.


1 - A SÍNDROME DA CHINA – filme-sensação na época em que foi lançado – 1979 - graças à enorme publicidade gerada na vida real pelo acidente da usina nuclear de Three Mile Island, que foi não apenas um espelho dos eventos retratados no filme, mas também por ter ocorrido justamente doze dias após sua estréia. Durante uma reportagem em uma usina nuclear na Califórnia, a repórter Kimberly Wells (Jane Fonda) vê algo muito irregular e seu cinegrafista Richard Adams (Michael Douglas) filma discretamente o "incidente". No entanto, devido a pressões, o fato não vai ao ar. Fica claro que existe um esquema para tentar encobrir o acontecido, e Kimberly e Richard desejam descobrir a verdade. Eles recebem uma grande ajuda de Jack Godell (Jack Lemmon, em atuação brilhante e premiada com a Palma de Ouro de melhor ator no Festival de Cannes), um engenheiro da usina, que gradativamente toma consciência da gravidade da situação. Dirigido por James Bridges e indicado para quatro Oscar - Melhor Ator (Lemmon), Melhor Atriz (Fonda), Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte – é um excelente suspense que alerta os perigos da energia nuclear e o poder dos noticiários de televisão.

2 - O HOMEM QUE SABIA DEMAIS – um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock e clássico do cinema de suspense. Durante férias no Marrocos, o médico Ben McKenna (James Stewart) e sua família se envolvem acidentalmente em uma trama internacional de assassinato, quando um moribundo fala ao ouvido de Ben algumas palavras. Para impedi-lo de denunciar a trama à polícia, os conspiradores resolvem então seqüestrar seu filho. Roteiro brilhante e elenco afinadíssimo, que conta com Doris Day como esposa de Stewart, é mais uma aula de cinema no mestre Hitchcock.


3 - A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA – mais um grande filme de Tim Burton, baseado no clássico conto de Washington Irving "The Legend of Sleepy Hollow". Em 1799 o excêntrico e cético detetive Ichabod Crane (Johnny Deep) utiliza métodos modernos para solucionar crimes. Ele viaja até o vilarejo de Sleepy Hollow para investigar uma série de assassinatos supostamente cometidos por um cavaleiro sem cabeça. Katrina Van Tassel (Christina Ricci), jovem que busca algo mais do que a cidade oferece e membro da família mais influente do local, se apaixona por Crane, mas ela é filha do principal suspeito. Katrina, seu pai, e todos os outros moradores de Sleepy Hollow são cheios de segredos, que levam a história a um final revelador.


4 - CURTINDO A VIDA ADOIDADO – clássico do cinema infanto-juvenil, é o filme que marcou toda uma geração. Quem passou dos 25 anos se divertiu com as aventuras de Ferris Buller (Mathew Broderick), o jovem que matava aula com a namorada e o melhor amigo para dirigir uma Ferrari, comer em restaurante caro e ainda cantar “Twist and Shout” num desfile. Passando o diretor da escola para trás, driblando os pais e a irmã chata (Jennifer Grey), Ferris conquistou uma legião de fãs dentro e fora das telas. É diversão garantida para as tardes. Salve Ferris!


5 - THE COMMITMENTS - Jimmy Rabbitte (Robert Arkins) é um jovem de 21 anos que deseja ser empresário e levar a soul music para Dublin. Após entrevistar dezenas de candidatos Jimmy forma a "The Commitments", uma banda com músicos inexperientes, três vocalistas improvisadas e um egocêntrico como cantor. Interpretando sucessos dos grandes astros da música, eles se apresentam nos pubs da cidade e logo conseguem alguma fama. Mas os desentendimentos também não demoram a aparecer. Trilha sonora inesquecível num dos melhores filmes sobre música que o cinema já exibiu. Dirigido por Alan Parker, do clássico “O expresso da meia-noite”.


6 - O CHEIRO DO PAPAIA VERDE – o diretor vietnamita Tran Anh Hung conta com brilho uma história sobre a vida simples de uma mulher. Nos anos 50, jovem camponesa vietnamita vai trabalhar na cidade em casa de família, como doméstica. Ao longo dos anos, muitas mudanças vão ocorrer, inclusive no que diz respeito à sua emancipação. Prêmio de melhor filme por um diretor estreante em Cannes.


7 - NOVA IORQUE SITIADA – de Edward Zwick (“Tempo de Glória”). Bruce Willis e Denzel Washington comandam ação e caos neste filme eletrizante.Quando um ônibus lotado explode no Brooklin e tem início uma guerrilha que deixa sua marca sangrenta nas ruas de Nova Iorque, o agente especial do FBI Anthony "Hub" Hubbard (Washington) e o General do Exército dos EUA William Devereaux (Willis) são encarregados de achar o responsável e colocar um fim nessa destruição. Juntos, eles enfrentam um perigoso explosivo a cada passo, quando se aliam numa verdadeira guerra contra um implacável bando terrorista. Co-estrelando por Annette Bening, o filme foi realizado antes dos atentados de 11 de setembro e hoje sua semelhança com a vida real impressiona.


8 – FEITIÇO DA LUA – divertido filme de Norman Jewison ( “Hurricane”) e vencedor de 3 Oscars: melhor atriz para Cher, atriz coadjuvante para Olimpia Dukakis e roteiro original. Uma jovem viúva (Cher) concorda em se casar com um homem mais velho (Danny Aiello), mas quando conhece seu futuro cunhado (Nicolas Cage), um temperamental padeiro, fica apaixonada por ele. Aos poucos ela percebe que não pode fugir à influência romântica do luar em sua vida. É garantia de boas risadas.


9 - O BICHO DE SETE CABEÇAS - Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas. Excelente drama de Laís Bodanzky com roteiro de Luís Bolognesi sobre relações humanas e familiares e como lidar com elas.


10 - VIDAS AMARGAS – um dos três filmes estrelados por um dos maiores mitos do cinema: James Dean. É clássico absoluto e merece ser visto sempre. Adaptação de Paul Osborn do romance “East of Eden” de John Steinbeck, grande escritor americano vencedor do prêmio Nobel de literatura, é claramente inspirado na tragédia bíblica dos irmãos Caim e Abel. Em 1917, nas fazendas da Califórnia, Adam Trask (Raymond Massey) é o patriarca rude e puritano que não esconde demonstrar sua preferência pelo filho Aron (Richard Davalos), o que muito incomoda seu outro filho Caleb, conhecido como Cal (James Dean, num show de interpretação). Incompreendido e solitário, Cal toma atitudes que desagradam profundamente ao pai. O passatempo do rapaz é cruzar as cidades de Salinas e Monterey, viajando em cima do trem, e passar a noite fora. Numa dessas noites, Cal procura a cafetina Kate (Jo Van Fleet, perfeita) para descobrir sua verdadeira identidade e desvenda um segredo que mudará a vida da família. James Dean é o destaque do filme atuando quase o tempo todo e de maneira brilhante. Esta é considerada a maior interpretação de sua promissora carreira, interrompida prematuramente e tragicamente num acidente de carro em 30 de setembro de 1955, quando ele pilotava seu Porsche Spyder. Dirigido por Elia Kazan (do também clássico “Sindicato de Ladrões”).


Janaina Pereira

Comentários
Hum...belas dicas. VIDAS AMARGAS, sem comentários, demorou até para aparecer.
Já falou do Abril Despedaçado?
Pelo visto as férias são de cinema hein?
Beijos,
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?