<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, julho 24, 2006

Complexo de Narciso


Tem gente que prefere cópias. Os clones estão por aí, fazendo a festa. Pessoas falsamente inteligentes, que fazem aquela cara de conteúdo. Acham que sabem muito, acham que sabem tudo. Fingem ser o que não são. Vivem num mundo em que elas sobem ao palco e todos em volta aplaudem. Aplaudem sorrisos, afetos e carinhos falsamente planejados. Pura manipulação. É certo que cada um tem a companhia que merece, disso eu não tenho a menor dúvida.

Eu prefiro errar a fingir que sou perfeita. Prefiro gritar a fingir falsa educação. Ninguém é polido sempre. Ninguém se contém 24 horas por dia. Eu desço do salto se for necessário e não faço papel de santa. Não sou sonsa. Antes de tudo sou um ser humano. E meus sentimentos, quando cruelmente atingidos, merecem ser cicatrizados com todo respeito.

É por essas e outras que eu cheguei até aqui sem precisar ser uma cara bonita querendo sair do meio da multidão. Sem precisar de artifícios. Sem usar máscaras. É por tudo isso que mais um ciclo se fecha e outro começa com a mesma força de antes. Porque eu ainda acho que as pessoas podem se enganar, e até enganar o mundo inteiro por muito tempo. Mas nunca o tempo todo.

Acho que a frase que nunca vou esquecer é que é muito mais fácil lidar com pessoas bonitas do que com pessoas inteligentes. Pessoas bonitas vivem em seus mundos artificiais. Pessoas inteligentes sabem o que querem, o que fazem, quando erram e quando acertam. Pessoas inteligentes, acima de tudo, pensam. Pensar é uam arte. Usar o cérebro não é para qualquer um.

A inteligência é um afrodisíaco. Pena que alguns vivam a ilusão da beleza eterna, como se pudessem sempre enganar com falsos sorrisos e elegância ímpar. Complexo de Narciso. Vão morrer enforcados naquela corda que está lá, já faz algum tempo, esperando para enforcá-los.


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?