<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, março 06, 2006

Racismo desbanca homossexualidade na corrida pelo Oscar



O Oscar 2006 quase me fez rolar do pufe. A premiação de “Crash - No limite”, estréia na direção de Paul Higgis (roteirista do premiado “Menina de Ouro”, de Clint Eastwood), como melhor filme foi a grande surpresa da noite. Desbancando o favorito “O segredo de Brokeback Mountain”, a produção ficou ainda com outros dois prêmios: roteiro original e montagem. Difícil vai ser eu dizer agora se o prêmio é justo ou não: eu ainda não vi “Crash”, mas vou ver e conto para todo mundo.

Nas demais categorias, os prêmios técnicos ficaram divididos entre “Memórias de uma gueixa” e “King Kong” – cada um com três estatuetas. Meu favorito, “Boa noite e boa sorte”, não levou nada, mas o ator e diretor do filme, George Clooney, ganhou seu Oscar de ator coadjuvante por “Syriana” (e foi, disparado, o homem mais bonito da noite hollywoodiana). Já “O jardineiro fiel”, do brasileiro Fernando Meirelles, deu a Rachel Weisz o esperado prêmio de atriz coadjuvante.

Uma categoria bastante disputada era a de melhor ator. Com grandes interpretações, os cinco concorrentes poderiam ganhar o prêmio, mas quem levou a melhor foi o excelente Philip Seymour Hoffman, por “Capote”. Já entre as atrizes, ninguém me convence que a chatíssima Reese Whiterspoon, ilegalmente morena em “Jonhy & June”, valha qualquer prêmio. A cara do Joaquim Phoenix quando ela recebeu o Oscar parecia concordar com a minha opinião.

Entre os roteiros, o favorito “O segredo de Brokeback Mountain” ficou com o de melhor adaptado (eu preferia “Capote”) e “Crash” com o de original (eu torcia por “Boa noite e boa sorte”). E Ang Lee levou o seu esperado Oscar para casa, de diretor, mas não viu seu filme ser o melhor do ano. Será que o Jack Nicholson errou quando abriu o envelope? Agora é tarde demais. Vamos ver “Crash” e descobrir se o Oscar – como raramente acontece – acertou na escolha do melhor filme ou se errou como normalmente ocorre.

É ver para crer.



Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?