<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, março 30, 2006

O sangue que corre nas veias tem sotaque


Sou carioca sim, e daí?
Uso saia curta
Mas não gosto de funk ou carnaval
Falo com esses e erres puxados
Nasci onde há sinal, biscoito e brincadeira de zerinho ou um
Sou suburbana
Praiana
Nasci onde há favelas, gente negra, gente bronzeada, loiros e loiras, moleques e molecas, patricinhas e mauricinhos, playboys e garotada.

Eu sou a menina que veio do Rio
Eu sou assim
Colorida, solta, leve, verdadeira

Eu incomodo.
Não gostou?
Então se muda, meu.
Mude de rumo e de prosa porque meu rumo não vou mudar por tua causa.


Janaina Pereira

Comentários
Eu não conheço o Cristo, nem o pão-de-açúcar. Não conheço Copacabana, infelismente nem o pôr-do-sol do Arpoador.
Conheço a fé, a luta, a ginga, a malícia, a sinceridade, o encanto, a marra.
Do Rio, nunca bebi um chopp, não comi pizza com catchupm (só um pacote de biscoito globo, que ganhei de presente), não fiz mandingas, não sei nada além do que vejo no mapa, e de histórias que ouço.
Mas sei que para lá foram alguns amigos... e de lá vieram outros!
Amigos! Sim, amigos, falo com autoridade... essa palavra única, especial... e eu paulista, ô meu! Amo os cariocas que conheço, de Zeca Pagodinho a Cazuza... !! Pois eles são meus amigos, e como eu costumo lembrar, os amigos revelam aquilo que temos de melhor!!
 
Pra vc, o mesmo que escrevi para o Léo! Tenho 22 anos. Mas considero apenas 8 de lucidez, de consciência e responsabilidade sobre o que faço, penso e falo. Em todo este tempo, tive momentos em que fui insultada, humilhada. Ora por besteiras de qdo somos crianças "inocentes", ora por pessoas que falaram coisas para machucar de verdade. E digo mais, eram PESSOAS, sinceramente não lembro se eram paulistas, cariocas, mineiros ou seja lá o que for. Lembro-me bem o quanto doía escutar certas maledicências. E por tudo que minha lembrança permitiu-me hoje por conta do episódio deprimente que presenciamos, posso dizer que para mim, pessoas como ELA são idotas.
 
Lastimável, este acontecimento.
O engraçado é que, facilmente as pessoas acabam se delatando, se auto-denunciando, como neste caso.
Além de ter feito o que fez e, após o intervalo fechar a cara como uma criança emburrada proibida de jogar video-game por castigo ou por ter levado bronca após quebrar um vaso de flores jogando bola dentro de casa (fora a comida de rabo indireta do professor substituto - que soube lidar rapidamente com o assunto e muito bem com as palavras), não bastasse tudo isso, ainda veio a se ausentar no dia seguinte.
Desculpa de doença? Compromissos no emprego?
Comigo, essa não cola, não! ¬¬
Foi é falta de vergonha na cara tripla:
- por ter falado aquilo;
- por ser racista e preconceituosa; e,
- por pensar que faltar um dia na faculdade vai amenizar a grave encrenca em que se meteu.

É, a casa caiu prá super paulistana perfeita e glamourosa. ¬¬



[ scary of livin' in a same world as she lives o.O ]
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?