<$BlogRSDUrl$>

sábado, março 18, 2006

Mais deputados absolvidos no escândalo do “mensalão”


Câmara contraria Conselho de Ética e nega cassação de Roberto Brant e Professor Luizinho.


No último dia 9 de março, a Câmara dos Deputados arquivou mais dois processos de cassação de deputados envolvidos no “mensalão”: Professor Luizinho (PT-SP), nome forte da tropa de choque do governo, e Roberto Brant (PFL-MG), destacado integrante da oposição. Contrariando o Conselho de Ética, que recomendou a punição aos acusados, a Câmara alegou que ambos estavam envolvidos em delitos menores.

Brant era acusado de ter recebido R$102 mil das contas das empresas do publicitário Marcos Valério, operador do caixa dois do PT ao lado de Delúbio Soares, para sua campanha à Prefeitura de Belo Horizonte em 2004. A defesa do deputado alegou que o saque não foi feito diretamente da conta de Valério, o que tornaria o caso uma infração eleitoral, e não decoro parlamentar. Com este argumento, o pefelista foi absolvido com 283 votos contra 156 que exigiram a cassação, um voto em branco e 18 abstenções.

Já Luizinho era apontado como beneficiário de R$20 mil que vieram das empresas de Marcos Valério, sacados por seu assessor de imprensa, José Nilson dos Santos. Sua defesa afirmou que ele não sabia dessa operação e nunca foi beneficiado pelo dinheiro. Com 253 votos, o petista foi absolvido, contra 183 a favor da cassação, três votos em branco e 10 abstenções.

Embora neguem um acordo pela absolvição de seus deputados, PT e PFL estavam unidos na Câmera, ou, como disse o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), “agindo com reciprocidade.”

Até agora, 19 deputados já foram formalmente acusados de envolvimento no escândalo do “mensalão”. Quatro já foram absolvidos, outros quatro renunciaram para fugir da cassação, e apenas os dois maiores protagonistas do escândalo perderam o mandato: Roberto Jefferson (PTB-RJ) e José Dirceu (PT-SP).

Segundo o deputado Babá (PSOL-PA), “não é uma pizza apenas que está se montando nesta Casa [a Câmara], mas um verdadeiro rodízio: é uma pizza atrás da outra.”


Janaina Pereira

Comentários
Só digo uma coisa: nosso País está uma beleza!
Temos futuro.. futuro de estopa!

Scary..
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?