<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 30, 2006

De quina


(para ler ouvindo “Ela é carioca” com Tom Jobim.)


Sabe o que acontece no próximo dia 4 de fevereiro? Completo cinco anos morando em São Paulo. Pois é. Quem diria que a garotinha que saiu do Rio com uma mala com meia dúzia de roupas e um portfólio, chegaria tão longe.

Nem tão longe, pensam alguns. Cheguei perto do Olimpo mas abandonei os deuses pelo caminho. Desisti dos leões porque matava leões demais por dia. Cansei. Hoje vejo a luz no fim do túnel com cores, versos e prosas diferentes. Jogar tudo para o alto parece insano, mas é sensato diante das amarras da vida.

Quando eu deixei minha família, meus amigos e minha vida carioca para trás, eu tinha 26 anos de idade e muitos sonhos na cabeça. Hoje, aos 31, muita coisa mudou. Os cabelos brancos apareceram, o sotaque já não é tão acentuado, a pele se bronzeia mais lentamente e a vida segue outro compasso. As lágrimas de saudade mudaram e eu mesma não acreditei quando descobri que meu corpo estava no Rio mas a cabeça e o coração em São Paulo.

Se existe algo em minha vida que me orgulho foi ter mudado de cidade para mudar de vida. Foi duro – e ainda é. Dói quando a família cobra, quando os amigos se afastam e o mundo parece cada vez mais vazio. Em São Paulo sou a cada dia mais sozinha. Mas isso não me impede de continuar acreditando que as oportunidades da vida só surgiram porque vim morar aqui.

Mudar é sempre complicado. Deixar para trás o que quer que seja – família, namorado, trabalho, amigos, referências – pode ser bastante doloroso. Porém eu posso dizer que fiz algo que muita gente que conheço jamais faria: larguei tudo, sem medo, para buscar o desconhecido.

Eu vim.

Eu vi.

Eu venci.

Encarem como quiserem, cinco anos em São Paulo significa para mim cinco anos de uma nova vida. Muitas vezes repleta de lágrimas, é verdade. Mas que ainda vale a pena ser vivida.



Janaina Pereira

Comentários
Jana,
você está certíssima quando diz que fez algo que muitos não teriam coragem. Eu sofro só de pensar em mudanças e já me acomodei muitas vezes em situações não tão agradáveis por medo de mudar.

Só não está certa em dizer que está cada vez mais só. Estou certo de que há muitos fãs seus aqui nessa terra de trânsito e cimento (e não mais de garoa). Sou um grande admirador seu.
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?