<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Conta-gotas



Já que estou na Bahia, e aqui o tempo não anda, se arrasta, o tradicional PÍLULAS deste blog virou CONTA-GOTAS. Doses homeopáticas, mas necessárias para eu descarregar o veneno.

___________________________________________________________________________________



Eu sabia que não resistiria muito tempo sem acessar a internet. Mas como os programas não foram do meu agrado, ficar de molho e entrar no messenger se tornaram uma solução bem bacana. Então nestes dias falei com várias pessoas queridas e percebi que a distância realmente não existe. Ainda bem.


____________________________________________________________________________________


Estou neste momento em Lençois, cidade pacata da região da Chapada Diamantina. Meus dias aqui são lentos, devagar, quase parando. A cidade pára - literalmente - na hora do almoço. Um sossego só. Jamais moraria aqui: eu sou cada vez mais cosmopolita.


____________________________________________________________________________________



Ando pensando muito, sonhando muito e refletindo muito. Mas o trabalho não passa nem voando pelos meus pensamentos. Se eu precisava desligar minha tomada proletariada, ela pifou de vez.



____________________________________________________________________________________



Nada de comidinhas típicas, meu estômago não deixa. E lá se vão, longe de meus olhos e de minha boca, o acarajé, a casquinha de siri e a cocada que adoro. Fala sério. É por isso que eu sempre preferi o Sul.



_____________________________________________________________________________________



Dizem que meus dias serão mais radiantes quando eu chegar na praia. Levarei tantas horas para pisar na areia que vou agradecer de joelhos ao Senhor do Bonfim a graça alcançada. Depois quando eu falo que paulista é um povo esquisito, todo mundo acha que é implicância minha...


____________________________________________________________________________________


Vamos deixar as coisas bem claras... meu povo é do mar e não das matas e cachoeiras... meu povo não sobe e desce ladeiras... aprecio a natureza e respeito mesmo... mas sou da estrada e do mar. Porém, na Bahia de Todos os Santos, tenho que acender uma vela para cada orixá porque a coisa está difícil por aqui, neguinhos.


_____________________________________________________________________________________


E Salvador? Gente, a cidade é uma coisa assim sei lá, ou não... como diria Caetano. Vinícius estava breaco quando elogiou Itapoã. E passar o reveillon tirando o pé do chão não é comigo. Sim, eu estou velha. Sarada, mas balzaquiana e cansada, sem querer esta presepada toda. O Farol da Barra, o Jardim de Alah, nada disso me emociona... faixa estreita de área não é comigo. E dizer que o Pelourinho é maneiro... um lugar em que escravos eram açoitados não pode ter energia boa. Salvador me mostrou o Brasil pobre, o Brasil miserável, o Brasil doente, o Brasil que sorri porque faz sol e dá para ganhar um trocado em cima dos turistas... as pessoas acham isso o máximo ? eu não achei. Achei lamentável. Principalmente porque ouvi que a Bahia é linda e baiano não presta.

Baiano presta sim. Presta atenção para te indicar o caminho, para te dar a informação correta, para ser atencioso e você voltar. Baiano é gente boa pra caramba. As pessoas esquecem que quem faz um lugar são as pessoas que moram nele.

Senti-me ofendida quando ouvi falarem mal dos baianos. É como dizer: 'adoro o Rio mas detesto cariocas'. Não é assim que funciona. Salvador tem outro ritmo, é uma cidade que sofre com a falta de recursos, mas que tem um povo do bem. E São Paulo, a capital econômica do Brasil, só cresceu porcausa desse povo sofrido que desceu pro Sul pra construir isso tudo aí.

Tá dito.

Detesto preconceito. E sim, na Bahia todo mundo acha que sou baiana. Portanto, de alguma forma, eu estou me sentindo em casa.



Janaina Pereira

Comentários
isso é vc, a carioca que me fez tirar os pre-conceitos e amar o rio sem ao menos chegar perto...
que o mar renove suas energias e seu escudo para mais um ano de lutas... e vitórias!!
grande beijo
mari
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?