<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Visita a Miró


O Instituto Tomie Ohtake foi o local escolhido para a exibição das litogravuras e xilogravuras de um dos maiores nomes das artes plásticas do século XX: Joan Miró. A exposição “Mirabolante Miró”, que já foi apresentada em Porto Alegre, chega a São Paulo com 200 trabalhos do pintor surrealista. As cores e formas desse artista, que soube expressar como poucos sua sensibilidade, podem ser vistas em duas salas do Instituto, com toda a grandiosidade que o espanhol merece.

Miró não é meu pintor preferido. Apesar disso, sempre achei curiosa a maneira como ele tratava as cores, a forma e o conteúdo de seus quadros. E ele foi além dos quadros: esculturas também fazem parte de sua vasta obra – e posters sobre suas exposições de escultura estão no Tomie Ohtake. A relação com as letras, expressa em frases de efeito e numa relação de amizade com o poeta brasileiro João Cabral de Mello Neto, aparecem com força. Mas o que chama a atenção é a versatilidade do artista, que fez murais, cartazes, quadros e painéis, sempre com a mesma desenvoltura.

Esta foi a segunda oportunidade que tive de ver de perto as obras de Miró. Diferente da primeira vez, pude ter agora um olhar mais apaixonado para o colorido pincelado de preto do espanhol. “Mirabolante Miró” é uma chance imperdível de se envolver na obra deste artista, ainda que você não saiba nada sobre ele – ou mesmo que saiba muito. Olhar um Miró é sempre uma experiência inesquecível. Que vale a pena ser repetida para que os sentimentos em relação a sua obra possam ser renovados.


MIRABOLANTE MIRÓ
Instituto Tomie Ohtake
Terça a Domingo das 14h às 20h.
Entrada Franca
Até dia 6 de fevereiro de 2006


Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?