<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Férias cinematográficas


O ano está acabando, eu vou entrar de férias, mas não deixarei vocês na mão: aí está a listinha para a família toda se divertir. São dicas de filmes dos mais diversos gêneros, para todo mundo rir, chorar e curtir. Aproveitem.


1- CÃES DE ALUGUEL – a primorosa estréia de Quentin Tarantino no cinema. Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes homens não sabem nada uns sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Durante o assalto algo sai errado, pois diversos policiais esperavam no local. Durante a fuga, Mr. Orange (Tim Roth) leva um tiro na barriga e é socorrido por Mr. White (Harvey Keitel). Eles vão para o armazém onde tinha sido combinado o encontro após o assalto, e é para lá que vai também Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado. Eles precisam descobrir quem os traiu e num clima de acusações mútuas, a situação fica cada vez mais insustentável.


2 - LIGAÇÕES PERIGOSAS – na França, em 1788, a Marquesa de Merteuil (Glenn Close) precisa de um favor do seu ex-amante, o Visconde de Valmont (John Malkovich). Seu ex-marido está planejando se casar com uma virgem (Uma Thurman) e ela deseja que o Marquês, que é conhecido por sua vida devassa e suas conquistas amorosas, seduza a jovem antes do dia do casamento. No entanto, ele tem outros planos: planeja conquistar uma bela mulher casada (Michelle Pfeiffer), que sempre se mostrou fiel ao marido e é religiosa. A Marquesa exige então uma prova escrita dos seus encontros amorosos e, se ele conseguir tal façanha, ela lhe promete como recompensa passarem uma noite juntos. Mas os jogos de sedução fogem do controle e os resultados são bem mais trágicos do que se podia imaginar. O roteiro de Christopher Hampton, baseado em livro de Choderlos de Laclos, consegue passar sedução e luxúria com muito bom gosto. A qualidade técnica do filme chama a atenção, com destaque para o figurino, a direção de arte e a direção de Stephen Frears.


3 – ALMAS GÊMEAS - ótimo filme que levou o mundo a conhecer o talento do diretor Peter Jackson (da trilogia “O Senhor dos Anéis”). Em 1954, na Nova Zelândia, Paulina (Melanie Lynskey ) e Juliet (Kate Winslet) desenvolvem uma amizade que as faz imaginar um mundo fictício. Preocupados com as jovens, seus pais querem separar as duas mas elas fazem de tudo para que isto não aconteça. A relação se torna tão obsessiva que planejam um assassinato para evitar esta possível separação. Baseado em história real, é um filme forte, instigante e com atuações memoráveis das duas protagonistas.


4 – A FESTA DE BABETE – interessante filme francês/dinamarquês de Gabriel Axe, um grande sucesso do cinema europeu dos anos 80. Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações. Mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar. Logo Babette as convence a tentar algo realmente ousado: um banquete francês! Sua festa, é claro, escandaliza os mais velhos do lugar. Quem é esta talentosa Babette, que apavora as pessoas induzindo-as a aproveitarem os prazeres terrenos? Veja o filme e descubra.


5 – GILBERT GRAPE – APRENDIZ DE SONHADOR - Gilbert (Johnny Deep) vive em Endora, um lugar onde quase nada acontece. A única vez que a polícia encontra algo para fazer é quando seu irmão (Leonardo di Caprio), deficiente mental, tenta escalar uma torre d'água nas proximidades. Gilbert passa a maior parte de seu tempo cuidando do irmão e da mãe obesa, tarefas que são bastante estressantes. Mas a chegada de Becky (Juliette Lewis) poderá mudar sua vida: ele se apaixona pela moça e precisa encontrar um tempo para se dedicar a sua vida íntima. De Lasse Hallstrom (“Chocolate” e “Minha vida de cachorro”).


6 – A UM PASSO DA ETERNIDADE – um dos maiores clássicos do cinema, com direção de Fred Zinneman. Em 1941, Robert E. Lee Prewitt (Montgomery Cliff) pede transferência do exército e vai parar na base militar de Schofield, no Havaí. Seu novo capitão, sabendo que ele é um exímio boxeador, deseja que ele faça parte da equipe de boxe, mas ele se recusa. Irritado, o capitão consegue que seus subordinados transformem a vida do novo recruta num inferno. Paralelamente, o Sargento Warden (Burt Lancaster), ouvindo histórias que a esposa do capitão (Débora Kerr) procura relações extra-conjugais por ter sérios problemas no casamento, começa a se interessar por ela e acaba sendo correspondido. Para complicar a situação na base, Maggio (Frank Sinatra), um amigo de Prewitt, é vítima de Fatso (Ernest Borgnine), um sádico sargento, e Prewitt se apaixona por uma prostituta. Mas enquanto tudo isso acontece, algo muito mais grave está para ocorrer: o ataque japonês a Pearl Harbor. Preste atenção na cena que entrou para a história do cinema: Lancaster e Kerr se beijando na praia. Imperdível.


7 – O GABINETE DO DOUTOR CALIGARI - um dos filmes mais importantes da história cinematográfica, é a referência do cinema expressionista alemão do início do século XX. Doutor Caligari é um médico que viaja por feiras de aberrações com o sonâmbulo Cesare que, segundo ele, está dormindo faz 23 anos. Sua próxima apresentação é numa pequena cidade na fronteira com a Holanda. Na primeira noite de sua exibição, Cesare é acordado por Caligari e faz uma previsão pessimista para um dos espectadores: ele morrerá na noite que está chegando. Sua previsão é certeira, e a morte do homem está relacionada a uma série de assassinatos no local. Cesare e Caligari são apontados como suspeitos mas a história ganha um rumo surpreendente. O filme tem um dos primeiros finais-surpresa do cinema, e é apontado como o primeiro do gênero terror. Em preto e branco, mudo e com direção de Robert Wiene.


8 - O INFORMANTE – Michael Mann dirige um dos melhores filmes dos últimos tempos, baseado em história real. Em 1994, o vice-presidente da Brown & Williamson, Jeffrey Wigand (Russell Crowe) é demitido da empresa. Homem forte dentro da indústria do tabaco, ele é convencido pelo produtor Lowell Bergman (Al Pacino), do programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS, a falar em público sobre o que acontece nos bastidores dessa indústria. Wigand aceita dar uma entrevista bombástica ao programa, contando que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta característica. Quando o programa estava prestes a ir ao ar, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Bergman, no entanto, iniciou uma luta árdua para colocar a verdade na tela. Filme imperdível, que fala da manipulação do jornalismo de forma bastante crua. Destaque para as atuações espetaculares de Pacino e Crowe (que engordou e usou maquiagem para fazer, aos 35 anos, o papel de um homem de mais de 50).


9 – ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO – dirigido por Peter Cohen e com narração de
Bruno Ganz (o Hitler de “A Queda!”), é considerado um dos melhores estudos sobre o Nazismo. Este documentário traça a trajetória de Adolf Hitler com a arte, mostrando o sonho do líder nazista em tornar-se artista; sua relação com a arte moderna, que ele considerava degenerada, relacionada ao bolchevismo e aos judeus; o nascimento da "medicina nazista" que valorizava o corpo, o belo e estava disposta a erradicar os males do Universo; e a fixação do Fuher sobre o ideal de beleza que deveria permear o mundo. Importante relato sobre uma época da história mundial que não pode ser esquecida.


10 – MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA – bela história de ficção, baseada em livro de mesmo nome, que levanta uma hipótese sobre quem foi a musa inspiradora do pintor holandês Johanner Vermeer no quadro "Girl with a Pearl Earring"(considerada a “Monalisa” da Holanda). No século XVII, Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa, sofre com dificuldades financeiras. Por causa disso é obrigada a trabalhar na casa do famoso pintor Vermeer (Colin Firth). Aos poucos ele começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela a inspiração para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring". Sutil, sensual e delicado, o filme é impecável na direção de arte, fotografia, figurinos, roteiro e na direção de Peter Webber. E a semelhança entre Johansson e a musa original do quadro é impressionante.



Janaina Pereira

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?