<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 22, 2005

Uma tarde impressionista


Não sei descrever qual foi a minha sensação ao olhar uma obra de arte pela primeira vez. Lembro que desde pequena ia aos museus do Rio, em especial o Museu Histórico Nacional, na Quinta da Boa Vista. Meus pais me ensinaram a apreciar a arte ainda muito nova e as aulas de história ajudaram também. Além disso tenho paixão por filmes que relatam períodos históricos, particularmente filmes de guerra. Isso tudo contribuiu para que eu gostasse de arte desde que me entendo por gente.

Minha primeira exposição importante foi Rodin, uma descoberta maravilhosa. Depois vieram Dali, Picasso, Goya, Camille Claudel, Botero, Miró, Renoir, e ele, o meu preferido, Monet. Suas obras me provocam uma emoção ímpar e eu lembro como foi entrar em sua exposição no MNBA do Rio; ver a ponte, a sua impressão do mundo, e da natureza em especial; “A Catedral” e o trabalho fascinante com a luz. Monet para mim é a representação do belo de Baudelaire: algo que não dá para descrever pois ele é eterno, invariável e difícil de explicar por si só.

Ter aulas de Estética e Comunicação na faculdade só tem colaborado para que meu fascínio pelas artes aumente. A certeza que farei o meu tão sonhado curso de história da arte persiste. E por tudo isso, levar uma paulistana para conhecer o Masp foi uma das melhores coisas que já fiz na minha vida na Paulicéia. Eu e minha amiga Valéria passamos uma tarde inesquecível em nosso passeio cultural. E ver uma pessoa descobrir este mundo é uma experiência bastante particular. O olhar da Val para cada obra que ela conheceu em uma sala de aula foi único. Acho que nunca vou esquecer sua expressão ao ver “A ponte com as ninféias em Giverny”, do Monet. Minutos antes eu contava para ela sobre a tal ponte, o jardim da casa do Monet e tudo mais que sei sobre ele (sempre ele!). E quando ela viu o quadro, sem saber quem o pintou, e disse: “Nossa, que lindo! Eu não sei porque eu gostei, mas eu gostei!!!”, pensei: “Meu Deus, ela descobriu o Monet!” Isso é mágico: descobrir uma arte, gostar dela sem saber o porquê, simplesmente olhar e pensar: “uau!”

E nossa tarde foi assim, uma aula prática do que as artes plásticas podem fazer com a gente. Lá estavam Van Gogh, Gauguin, Toulosse-Lutrec, Léger, Sagall, Matisse, Modigliani, Cézanne e as meninas em azul e rosa de Renoir, todos esperando pelo nosso olhar, nossa admiração, nossa alegria de descobrir que sabemos além do que vemos, e que sentimos além do que percebemos.

Ainda deu tempo de ver Lígia Clark, Lygia Pape, Hélio Oiticica, Regina Silveira, Guto Lacaz e um mundo de sensações, vertigens e ilusões que o Itaú Cultural nos ofereceu. Lá vimos a evolução do lúdico nas artes, desde o início do século XX até os dias de hoje na ótima exposição “Homo Ludens – do faz-de-conta à vertigem”Uma tarde impressionista, impressionante, rica em conhecimentos e repleta de descobertas. E tudo isso porque um cinéfilo disfarçado de professor, que atende pelo nome de Luiz, entrou numa sala de aula e fez minha amiga Valéria abrir os olhos para um novo mundo. Um mundo de cores, impressões e expressões que revolucionaram a história das artes. Um mundo que vale a pena conhecer e se entregar completamente, sem medo. Porque cultura é uma das maiores riquezas que podemos adquirir. E quando você se dá conta disso, e se permite tê-la por perto, é um caminho sem volta. Mas um caminho simplesmente fascinante.


P.S.: E a exposição sobre cinema da “Folha de São Paulo” no Conjunto Nacional hein ? Ver a capa da Ilustrada no dia do lançamento de “Star Wars” e “Indiana Jones e o Templo da Perdição” é algo indescritível. Pois é, neste sábado o mundo das artes estava realmente esperando por nós!


Cinema: arte impressa no jornal
Conjunto Nacional
Avenida Paulista 2073
Domingo a Domingo
Grátis


As 100 Maravilhas - Impressionismo e Influências
Masp
Avenida Paulista 1578
De terça a domingo das 11h às 18h
Até 30 de dezembro
Ingresso: R$10,00 – Estudante paga meia!


Homo Ludens
Itaú Cultural
Avenida Paulista 149
De terça a sexta das 10h às 21h – Sábado e domingo de 10h às 19h
Até 29 de janeiro
Entrada Franca



Janaina Pereira
Redatora

Comentários
Olha, teus textos sempre me despertaram sensações legais. Mas é a primeira vez que realmente verto lágrimas (e não é por causa do meu estado), mas a cena da luz entrando na vida de uma pessoa é algo muito dignificante e legal. Você mostrou que conhecer, apreciar e até mesmo adiquirir arte é algo que não está tão distante e irrestrito. Leva ela também para conhecer a Pinacoteca. Me inclua neste passeio também, tem uns dois anos que não passo por lá. Lá poderá apresentar a Lady Valéria Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Oscar Pereira da Silva, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Fora é claro as replicas adiquiradas de Rodin. São replicas, mas são fieis e licenciadas. Representam fielmente o original. Isso sem falar naqueles jardins...Boa sugestão para uma série de fotos suas.
Beijos do choquito gordo
 
Adorei o seu blog! Ainda sou foca e estou visitando "bons" blogs para me inspirar e o seu, sem dúvida, pode me ajudar e muito!
Faz uma visitinha no meu. Apesar de não ser tão culto quanto o seu, ele é bonitinho! Vale como começo!
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?