<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 04, 2005

O mundo animal


Por um momento quase esqueci que dia era hoje. E justo hoje, dia de tantos significados. Hoje é dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais. Não sei se já contei isso aqui, mas tenho uma história particular com ele.

Adoro Igrejas. Quando silenciosas, trazem paz e boas energias para mim. Em maio de 2000, estava me preparando para fazer uma entrevista na então Salles, na Borges Lagoa. Eram 8:25 da manhã, a entrevista era às 8:30. Vi uma igreja em frente a agência e resolvi entrar. E, para minha surpresa, era a Igreja de São Francisco de Assis.

Quando vi aquela imagem enorme do santo, aquele ambiente rústico, fiquei encantada. E pensei: “eu vou morar em São Paulo.” Eu, que sempre achei a história de humildade e amor de São Francisco belíssima, tinha certeza de que aquilo era um sinal.

Desde que vim morar aqui, em 2001, o dia de hoje é um dia de reflexões. É o dia que vou à Igreja e tenho o prazer de assistir a missa com vários animais. O dia em que não faz diferença o fato de ser pensante ou não ou de quanto eu tenho na minha conta bancária. Uma das maiores lições de São Francisco era mostrar que perante aos olhos de Deus, homens e animais são iguais.

Eu, que sou falsamente católica e absolutamente espiritual, vejo o dia de hoje como o ponto de reflexão. O ser humano tem atitudes irracionais e medíocres, enquanto os animais apenas agem pelos seus instintos na lei de sobrevivência da natureza. Quem será que pensa? Nós, humanos, que temos armas e fazemos a guerra? Que matamos, mentimos e magoamos sem dó nem piedade? Quando alguém olha uma cena – aparentemente cruel – de um leão comendo um pobre veado indefeso, por que fica com pena? A nossa lei é menos cruel que a da selva? A pessoa que te agride, física e verbalmente, é menos 'malvada' que um leão que está apenas se alimentando para sua sobrevivência?

Quem são os animais? Nós, que pensamos mas continuamos matando, roubando, ofendendo e julgando,ou eles, que apenas seguem o instinto natural que lhes permitem viver?

São Francisco disse ‘Senhor, fazei com que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado’. Então quero fazer uma pergunta: você continua com a atitude egoísta de quem espera ser amado e respeitado ou já aceitou o fato de que, se você não doar o amor e o respeito primeiro, isso jamais lhe será retribuído?

Que Deus nos perdoe este mundo cheio de pensamentos rancorosos e atitudes mesquinhas. E que, de alguma forma, ainda que seja com palavras, que eu possa ser um instrumento de Vossa paz.



Janaina Pereira
Redatora

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?