<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 31, 2005

Folia no palco


Conheci neste final de semana, graças a minha amiga querida Ana Paula, o Galpão do Folias, um espaço bem bacana que dá ao teatro uma nova perspectiva. Com apenas 57 lugares, sem palco, e permitindo aos atores encenarem dentro e fora do Galpão, o local é a casa do excelente grupo teatral Folias D´arte. E foi lá que passei algumas horas agradáveis assistindo a peça “El dia que me quieras”.

Escrita em 1979 pelo venezuelano José Ignácio Cabrujas, a montagem narra de forma bem humorada a visita de Carlos Gardel (Dagoberto Feliz) à casa dos Ancízar, família tradicional burguesa decadente da Venezuela de 1935, que se esforça sem sucesso para manter o glamour dos velhos tempos. Sua visita coincide com o surgimento de uma crise familiar ocasionada pelo possível desmembramento do clã a partir do desejo de uma das irmãs, Maria Luiza (Simoni Bôer), em vender a casa para se aventurar com seu noivo Pio Miranda (Reinaldo Maia), militante da causa comunista.

“El dia que me quieras” chama a atenção pela interpretação farsesca e a crítica musical, que estão a serviço do diálogo de oposição entre a utopia socialista do velho militante Pio Miranda e a indústria cultural que a figura mítica de Carlos Gardel representa. Uma interessante visão do autor, que se utiliza desta comédia política para propor uma reflexão sobre o sonho, a utopia e seus mitos. Destaque para a direção de Marco Antônio Rodrigues, que se aproveita bem da atualidade do texto, e a primorosa interpretação de Bete Dorgam como a mandona Elvira.

Vale ressaltar a radical apropriação do espaço da rua nas cenas em que a porta do galpão se abre e o público vê, misturados aos atores, os transeuntes perplexos na tentativa de compreender o que se passa. Uma experiência teatral bastante particular e que merece ser apreciada.



Ficha Técnica
Texto: José Ignácio Cabrujas.
Tradução: Antonio Mercado.
Direção: Marco Antonio Rodrigues.
Com o grupo Folias D’Arte. (Bete Dorgam, Bruno Perillo, Dagoberto Feliz, Flávio Tolezani, Patrícia Barros, Reinaldo Maia, Simoni Boer, Demian Pinto, Imyra Santana, Val Pires e Bira Nogueira)
Duração: 135 minutos (com intervalo).
Censura: 12 anos
Galpão do Folias (rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília, São Paulo, SP, tel. 0XX/11/3361-2223). Últimos dias. De quinta a sábado, às 21h; domingo, às 20h. R$ 20 (estudante paga meia!)


Janaina Pereira
Redatora

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?