<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 10, 2005

Cronicamente viável


(para ler ouvindo "Blues da Piedade", com Cazuza.)


Como é bom perceber que eu mudei. Que apesar das dores e angústias, consigo controlar a raiva. Sim, a mágoa existe mas nada como um dia após o outro. E realmente tem coisas que não precisam ser explicadas, porque existe sempre alguém velando este sono cansado e estas pessoas pobres de espírito.

Vamos discutir a ética: se todos temos consciência do que é o bem e o mal, age errado o sujeito que gosta de, deliberadamente, fazer isso. Para eles, eu só tenho desejos de que sejam felizes e assim encontrem sentido na vida. Para mim, só me resta concordar com Sócrates: 'só sei que nada sei'. E é justamente por não saber de nada que me calo.

Então, quando alguém pensa: 'como ela escreve bem!', deve se lembrar que pago um preço alto por isso. Toda essa força com as palavras só existe porque sou mesmo uma pessoa extremamente sensível. Porque meu coração carrega um amor incondicional pelo ser humano, cada vez mais medíocre e cruel. Eu sou assim, uma pessoa dotada de virtudes, que só sabe se vingar com as palavras. Elas ainda são a minha maior arma.

Inteligência é afrodisíaco. E a alienação e a ignorância dos seres humanos será sua maior ruína, sua grande derrota. Na hora da escolha, posso embarcar na Arca de Noé sem problemas. Porque os animais merecem respeito, palavra que o ser humano, ultimamente, nem sabe o que é.

Ética e moral, que não andam juntas, fazem parte dessa sociedade com valores cada vez mais distorcidos. Ser bom ou mau podem fazer toda diferença. Eu ainda prefiro o caminho do bem. Ele sempre me levou aos melhores lugares, as melhores paisagens, as melhores coisas da vida. Não que eu seja boazinha. Eu tenho um lado malvado bem forte e à flor da pele. Mas meu caráter jamais vai se corromper e eu sei em que nível estou. Acima, muito acima, em intelectualidade e espiritualidade. Por isso a minha imaginação vai longe. Com meu pensamento, sou capaz de voar. E nunca, jamais deixei de pousar meus pés no chão quando é preciso.

Este texto, dedicado a todos aqueles que buscam uma auto-reflexão de seus atos, também é uma pequena metáfora aos dissabores da vida. Acho que estou buscando o Justo Meio, como Aristóteles tão bem ensinou. O equilíbrio, para não me deixar abater mais por essas insignificâncias da vida. Afinal, quando eu morrer, o que vou levar daqui? Acho que só o amor das pessoas que realmente valerão a pena. E isso é o que importa.

A letra da música deste texto vai como um desabafo. Frejat e Cazuza já passaram por isso também... porque ninguém pede piedade para essa gente careta e covarde à toa.

É isso ... o mundo está cheio de gente vazia, gente tosca, gente chata, gente que não pensa, que só age através da manipulação alheia. Gente que sai da escória para encher de larvas sonhos e vidas. Gente que merece estar onde está: no limbo da ignorância. Para essa gente, só me resta cantar o "Blues da Piedade". E que Deus, que olha por todos nós, inclusive esses pobres coitados, abençõe cada um neste momento com Sua força, Sua luz e Sua sabedoria. Que estas pessoas encontrem seus caminhos no mundo e saiam o mais rápido possível do meu. Coragem ! Vocês podem viver suas vidas e deixar a dos outros em paz! Não precisa ficar remoendo assuntos e idéias que não lhes pertencem. Sejam mais criativos: vivam suas incertezas e aceitem que, por mais que tentem, não podem passar por cima de alguém que nunca esteve, e jamais estará, abaixo de vocês.



Blues da Piedade



(Frejat/Cazuza)


Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo derrotados
Pra essas sementes mal plantadas
Que já nascem com cara de abortadas

Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo que não têm

Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas minicertezas
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia

Pra quem não sabe amar
Fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

Quero cantar só para as pessoas fracas
Que tão no mundo e perderam a viagem
Quero cantar o blues
Com o pastor e o bumbo na praça

Vamos pedir piedade
Pois há um incêncio sob a chuva rala
Somos iguais em desgraça
Vamos cantar o blues da piedade

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem



Janaina Pereira
Redatora

Comentários
dia difícil com bela reflexão, garota.
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?