<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 23, 2005

A minha alma está armada


Reflexões filosóficas fazem parte da minha vida nos últimos tempos. E hoje vou falar da Teoria da Alma de Platão. Graças a ele, a alma e o corpo passaram a ser vistos como duas coisas completamente separadas. E assim nasceu a base do espiritismo.

Nossa capacidade de inteligência não vem do corpo, e sim da nossa alma. Tudo que sentimos, sofremos e percebemos não é uma representação corporal. A alma é nossa essência, é ela que guarda todas essas sensações. Aquilo que vemos aqui em nosso mundo, está representado no mundo das almas. Não é à toa que o filme “Matrix” é cercado de reflexões filosóficas. Mas isso é assunto para outro texto.

Platão acertou em cheio ao refletir que o grande castigo da alma é estar aprisionada ao corpo. Como o corpo sofre das paixões que o mundo lhe impõe, a alma acaba tendo este reflexo. Portanto nossa alma sofre por tudo de errado que fazemos com nosso corpo. As dores, os rancores, o ódio, a raiva e a paixão exarcebada é sentida fielmente em nosso íntimo. Por isso que muitos – inclusive eu – acreditam que as doenças não vem do corpo, e sim da alma.

Vamos analisar tudo isso olhando uma cena bastante difícil: um corpo morto. Aquele corpo não chora, não sofre, não sente mais nada. Um corpo morto não pode ser nada além do que a representação física, bela ou não de acordo com o ponto de vista, do que você foi um dia. Seu corpo não significa nada. Todas as horas de academia só levaram você a ser desejado. As roupas que usou, as tatuagens que fez, nada tem valor quando o corpo morre. E a alma ? A alma existe, ela é eterna. Porque sempre foi ela que sentiu suas paixões e decepções.

Sempre que estou estressada e sinto meu corpo doer, sempre que fico doente, faço a mesma pergunta: o que estou fazendo com meu corpo ? É ele, no fim das contas, que reflete toda a dor da minha alma. Que sofre, calada, por estar aprisionada a um mundo que não é dela.

Agora quando você for tomar uma atitude insana, que pode magoar alguém, ou uma atitude nobre, que pode fazer alguém realmente feliz, reflita sobre isso. Pense que aquele corpo que você vê e despreza, ou deseja, vai morrer um dia, mas a essência vai permanecer sentindo todo o mal – ou o bem – que você causou. Porque o corpo acaba. Mas a alma é eterna.



Janaina Pereira
Redatora

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?