<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 26, 2005

Pipoca na panela


Vocês acharam que eu tinha esquecido ? Pois aí está mais uma lista cheia de ação, aventura, romance, drama e ficção para todo mundo se divertir nas próximas semanas. Os filmes foram escolhidos com rigor e as resenhas estão caprichadas. Aproveitem.



1 – OS SUSPEITOS - roteiro extremamente inteligente, elenco com atuações inspiradas e a boa direção de Bryan Singer (“X-Men - O Filme”), que soube conduzir uma trama repleta de surpresas, fazem deste filme um dos melhores dos anos 90. Após uma explosão no cais, a polícia contabiliza 27 corpos e duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão, portador de um defeito físico, que testemunhou o ocorrido no cais e saiu completamente ileso. Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, um húngaro misterioso e impiedoso, como o homem que foi o mentor intelectual de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da Argentina. O prêmio pelos sobreviventes que desapareceram foi estipulado em 91 milhões de dólares e o delegado encarregado das investigações acha que falta algo no caso que crie um elo para saber quem é Keyser Soze. Com Gabriel Byrne, Kevin Spacey, Kevin Pollak e Chazz Palminteri.


2 – O REVERSO DA FORTUNA - o melhor filme de tribunal que já assisti. Baseado no livro do advogado Alan Dershowitz, o roteiro irônico e eletrizante explora a história real de um casal de milionários aristocratas. Em 1982, Dershowitz (Ron Silver) é contratado por Claus von Bulow (Jeremy Irons) para defendê-lo da acusação de tentar matar sua esposa Sunny (Glenn Close), em coma desde 1979. Enquanto Dershowitz contesta a veracidade das acusações, travando uma das mais árduas batalhas de tribunal, Sunny narra em flashback cenas que oferecem sua visão dos acontecimentos. A brilhante interpretação que Irons faz de von Bulow, que lhe valeu o Oscar, é o centro de um filme em que toda aparência engana e toda verdade tem uma sombra de dúvida. A direção de Barbet Schroeder, que escreveu o roteiro com Nicholas Kazan, traz luz e leveza a uma história misteriosa e intrigante. O filme não se propõe a conjeturar sobre a culpa ou inocência de Claus e o que o torna especial é a maneira como conduz o espectador pelos meandros dessa história até demonstrar que, às vezes, quanto mais se procura a verdade mais ela se oculta.Imperdível.


3 – A OUTRA FACE – o terceiro filme de John Woo (“Missão Impossível 2”) em Hollywood. Sean Archer (John Travolta), um agente especial do FBI, vê seu filho ser morto por balas destinadas a ele, disparadas por Castor Troy (Nicolas Cage), um terrorista psicopata. Por seis anos o agente tentou capturá-lo e, quando consegue, descobre que uma grande explosão está para acontecer em Los Angeles por obra do criminoso. Depois de um acidente, Troy entra em coma profundo. Archer, utilizando uma técnica revolucionária, decide então trocar de rosto com Castor Troy para conseguir com o irmão (Alessandro Nivola) deste a localização da bomba. Mas o criminoso sai do coma, e agora ele tem o rosto do agente do FBI Sean Archer. O roteiro inverossímel é pretexto para mostrar o talento de Woo na direção e a boa atuação da dupla Travolta/Cage.


4 – FIM DE CASO – mais um filme que está entre os meus prediletos. Surpreendente e visceral história de amor e fé dirigida por Neil Jordan (“Entrevista com o vampiro” e “Traídos pelo Desejo”). Numa noite chuvosa de 1946, o novelista Maurice Bendrix (Ralph Fiennes) encontra Henry Miles (Stephen Rea), marido de sua ex-amante Sarah (Julianne Moore). Maurice e Sarah tiveram um tórrido caso dois anos antes, até que, sem qualquer explicação, Sarah terminou o romance. O encontro com Henry reacende a obsessão de Maurice por Sarah, num misto de ciúme e desejo em reencontrá-la. Para tanto, começa uma investigação, para poder entender o porquê do rompimento. Baseado numa história real, ocorrida entre o escritor Graham Greene e seu romance adúltero com Catherine Waltson, mais tarde transformado em livro pelo próprio Graham Greene.


5 - CABO DO MEDO – mais um grande filme de Martin Scorcese (“Gangues de Nova York”). Max Cady (Robert De Niro), um psicopata que foi preso e condenado por estupro 14 anos atrás, cumpriu sua pena e agora está livre. Ele pretende se vingar de Sam Bowden (Nick Nolte), seu ex-advogado, que deliberadamente omitiu informações que alterariam a decisão do júri. Max pretende agora aterrorizar ao extremo Sam, Leigh Bowden (Jessica Lange), sua mulher, e Danielle (Juliette Lewis), sua filha adolescente, da forma mais legal possível, pois enquanto cumpria pena estudou todos os aspectos legais. Veja também o original, “Círculo do Medo”, de J. Lee Thompson, com Gregory Peck e Robert Mitchum nos papéis que aqui são de Nolte e DeNiro.


6 – JANELA INDISC RETA – um dos maiores clássicos do cinema, e um dos mais espetaculares filmes do meu diretor favorito, o mestre Alfred Hitchcock (“Os Pássaros”). Jeff (James Stewart) é um repórter incapacitado de trabalhar temporariamente, por causa de uma perna quebrada. Como ele é muito ativo - suas fotos sempre foram de situações perigosas ao extremo - Jeff precisa urgentemente de algo para ocupar o seu tempo livre. Espiando a vida dos vizinhos através da janela de seu apartamento, ele passa a desconfiar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa (Grace Kelly), Jeff vai tentar provar que está certo. Divertido e voyerístico filme de Hitchcock, é uma aula de cinema.


7 – EM NOME DO PAI – excelente filme do irlandês Jim Sheridan (“Meu pé esquerdo”), com roteiro que explora, além das situações políticas, a conturbada relação de pais e filhos. Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O jovem rebelde irlandês Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) e três amigos são presos e condenados pelo crime. Giuseppe Conlon (Pete Postlethwait), pai de Gerry, tenta ajudar o filho e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que investiga as irregularidades do caso.


8 – UM PEIXE CHAMADO WANDA - o humor do grupo britânico Monthy Python ganha neste filme uma dose exata e de altíssimo nível. Uma carga de jóias valiosíssimas é roubada por uma quadrilha composta por dois ingleses e dois irmãos americanos, Wanda (Jamie Lee Curtis) e o brutamontes Otto (Kevin Kline), que decidem esconder as jóias em um lugar secreto. Tão secreto que ninguém irá descobrir onde estão. Nem mesmo eles. Absolutamente hilariante.


9 – CARNE TRÊMULA – um dos melhores filmes de Pedro Almodóvar. Um entregador de pizza se apaixona por jovem que o despreza. Até que, numa tentativa desesperada, entra clandestinamente no apartamento da moça e termina por causar um acidente que faz com que seja preso. A partir de então a vida de todos os envolvidos irão se cruzar no futuro. Raro filme cujo roteiro não é do diretor, mas ainda assim reflete bem a estética "almodovariana". São os personagens preferidos do diretor espanhol - os inusitados, que parecem deslocados da sociedade dita "normal", mas que refletem muito do que acontece com qualquer pessoa comum. Traição e compaixão dividem a mesma tela, sem julgamentos ou preceitos morais rígidos, a principal riqueza dos filmes de Almodóvar.


10 - A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA - Edward Norton encarna com perfeição um líder neonazista neste filme polêmico e impressionante do diretor Tony Kaye. Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência muda o rumo de sua vida e de sua família, especialmente do irmão (Edward Furlong). O filme mostra, de maneira chocante, um lado da sociedade bastante obscuro – e muito verdadeiro. Vale a pena conferir.


11 - ALTA FIDELIDADE – simpática adaptação do livro de Nick Hornby, um grande sucesso do cinema do fim da década passada. Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de música à beira da falência, que apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música pop, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que alcance a maioridade. O diretor Stephen Frears (“Ligações Perigosas” e “Herói por Acidente”) leva às telas uma história encantadora recheada com uma trilha sonora inesquecível.



12 – DESPEDIDA EM LAS VEGAS - melancólico e angustiante retrato sobre a decadência humana diante dos infortúnios da vida. Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar a vida. Mas a deterioração de Ben entrou em um processo irreversível. Dirigido por Mike Figgs (“Por uma noite apenas”).



13 – PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO – bem-humorado e poético filme de Sandra Werneck, um dos melhores da safra brasileira do início dos anos 90. Luíza (Andréa Beltrão) e Gabriel (Daniel Dantas) se conhecem por acaso, se apaixonam e iniciam uma relação amorosa. À medida que se envolvem, eles questionam a natureza dos seus sentimentos. O filme acompanha o itinerário sentimental dos personagens, revelando a paixão através da forma incomum de um dicionário amoroso. Todo romance é documentado sob a forma de verbetes, seguindo uma ordem alfabética.


14 – CLUBE DA LUTA – assisti recentemente e consegui perceber, antes do final, as boas sacadas do inteligente roteiro – preste atenção e descubra você também. Jack (Edward Norton) é um executivo yuppie que trabalha como investigador de seguros de uma grande montadora de automóveis. Ele vive muito confortavelmente, mas está sofrendo com insônia. Para driblá-la, passa a freqüentar sessões de terapia grupal, ao lado de gente com câncer, tuberculose e outras doenças. É no meio de moribundos que Jack se sente vivo e assim consegue dormir. Sua alegria só é interrompida pela chegada de Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma viciada em heroína com idéia fixa de suicídio, e de Tyler Durden (Brad Pitt), um cara ainda mais maluco que Jack. de maneira inesperada, Tyler e Jack se tornam amigos e criam o clube do título, que ganha diversos adeptos que aliviam suas tensões arrebentando cada um a cara do outro.


15 - SHREK - era uma vez um pântano muito distante onde vivia um ogro carrancudo chamado Shrek (voz de Mike Myers). De repente, sua preciosa solidão é abalada pela invasão de irritantes personagens dos contos de fadas, todos expulsos de seu reino pelo terrível Lorde Farquaad (voz de Jonh Lithgow). Determinado a salvar seu lar, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte em sua viagem para salvar a bela princesa Fiona (voz de Cameron Diaz), a futura noiva do lorde. E quem o acompanha nessa missão é o Burro (voz de Eddie Murphy), disposto a fazer de tudo por Shrek… menos parar de falar. Salvar a princesa de um dragão que cospe fogo é o menor dos problemas que eles terão de enfrentar, quando o segredo que Fiona guarda há tanto tempo for revelado. Um dos melhores desenhos animados dos últimos tempos.




Janaina Pereira
Redatora

Comentários
Maravilhoso trabalho de incentivo ao consumo de pipoca. Vejo sem maiores problemas o número 01, 05, 06, 07, 09 e o 10. Sugiro ainda um clássico do Alfred Hitchcock,Festim Diabólico, além de ser o primeiro filme colorido do diretor tem como "tcham" fato de ter sido todo realizado em tomadas de 10 minutos e editado de tal forma que se tem a impressão que não houveram cortes durante as filmagens.
 
Uma das minhas paixões platonicas tem por filme preferido o alta fidelidade. Eu não gostei clube da luta, shrek é super foda e almodovar é incrível
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?