<$BlogRSDUrl$>

domingo, agosto 21, 2005

A banda na propaganda de refrigerante


Os anos 80 estão, definitivamente, na moda. Minha festa de aniversário no Rio foi na Festa Ploc, com direito a clássicos dos anos 80 e 90. Não preciso nem dizer o quanto me diverti, não é ? Ao contrário da Festa Trash de SP, a Ploc carioca toca muita música boa dos anos 80 ... Smiths, The Cure, Michael Jackson, Madonna, U2 e por aí vai. A parte brega aparece tímida, mas claro que Rosana, Sidney Magal e Gretchen não podem faltar.

Quando a onda dos anos 80 voltou, trazendo à mídia gente como Kid Vinil, Leo Jaime e Ritchie, ressuscitou também o fantasmagórico Engenheiros do Havai. Digam o que quiserem, Humberto Gessinger profetizou uma das cenas mais escandalosas da última década. Ele disse, em 87, que a juventude era uma banda numa propaganda de refrigerante. E anos depois, lá estava o Jota Quest fazendo o comercial da Fanta Laranja.

Eu lembro bem quando vi o Jota Quest no primeiro comercial da Fanta. Eu tinha amigos envolvidos naquela história – afinal, vocês lembram, eu sou publicitária – e soube de alguns detalhes de bastidores. Eu vi as fotos do making off dos comerciais. Eu estive numa festa de uma agência com show do Jota Quest. E eu fazia parte da juventude que gostava de uma banda que aparecia numa propaganda de refrigerante.

Eu gostava do Jota Quest quando eles ainda eram J.Quest, em seu primeiro CD. Vi uma apresentação deles, fazendo a abertura para o clássico show do Skank “Garota Nacional”. Eles eram maneiros – não se esqueçam, eu sou carioca, e carioca fala ‘maneiro’. Mas depois se perderam no caminho, ficaram pops demais, comerciais demais, chatos demais. E viraram a referência da juventude, que bebe refrigerante com a cara do grupo estampada nas latinhas.

Mas a célebre frase de Gessinger teria continuidade. No novo século, eis que surge o Charlie Brown Jr. fazendo propaganda de refrigerante também. Coca-Cola é isso aí. A garotada recebe a influência musical e consome tudo que vê pela frente: CDs, DVDs, camisas com os ídolos, frequenta os shows e bebe cerveja. Mas também se entope de refrigerante.

O mais legal é que, perguntando para algumas pessoas qual o comercial que o Charlie Brown fez, elas associam o grupo à Fanta. Mas na verdade o Jota Quest era a estrela da Fanta Laranja. O Charlie Brown preferiu Coca-Cola. Pois é... quem diria ... o Humberto Gessinger acertou em cheio. A juventude – de ontem e de hoje – está nesta terra de gigantes ... como uma banda numa propaganda de refrigerantes.




Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários
Maneiro Jana. 3e7o
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?