<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, julho 11, 2005

Quadrinhos em cena


Assisti ontem a uma das peças de maior sucesso em cartaz aqui em São Paulo: “Avenida Dropsei”. Em mais um brilhante trabalho da Sutil Companhia de Teatro, de Curitiba – que eu conheci em 2001, logo que cheguei a SP, através da maravilhosa peça “A vida é cheia de som e fúria” – o espetáculo foi inspirado na obra do cartunista Will Eisner, mestre das histórias em quadrinhos, que morreu em janeiro aos 87 anos. O diretor Felipe Hirsch, que comanda a Companhia, foi buscar na aguda percepção que Eisner tinha da realidade, uma excelente referência para a peça.

Em seu trabalho gráfico, Eisner (criador do inesquecível "Spirit") descreveu uma tragédia humana invisível aos olhos dos moradores das grandes cidades, apontando a maldade e a bondade, o terror e a redenção que circulam diariamente pelas ruas. Em “Avenida Dropsie” este cenário está presente, não numa história central, mas em pequenos flashes do cotidiano inspirados em célebres graphic novels como ‘Nova York: A Grande Cidade’ (1987), ‘City People Notebook’ (1989), ‘Pessoas Invisíveis’ (1992) e ‘Avenida Dropsie - A Vizinha’ (1995). O trabalho de Eisner é a base para a interpretação, a cenografia, a iluminação e outros elementos de cena, num resultado extraordinário.

O público já se impressiona ao entrar no teatro: a fachada de um edifício de três andares com quase dez metros de altura, criação da cenógrafa Daniela Thomas, reproduz com fidelidade a avenida Dropsie, criada por Eisner para ambientar várias de suas histórias. Oito atores recriam os momentos selecionados pelo grupo, especialmente os que mostram o cotidiano de um centro urbano, palco de situações que passam despercebidas pela maioria das pessoas, como separações, solidão, pequenos furtos e alegres reencontros. Assim, a Sutil Companhia de Teatro, liderada no palco pelo excelente Guilherme Weber (que interpreta 27 personagens na peça) retorna ao território pop para, mais uma vez, brincar com a memória usando projeções, incrível trilha sonora e belíssimas atuações. Simplesmente imperdível.


Avenida Dropsie
Direção: Felipe Hirsch. Com a Sutil Companhia de Teatro. 105 min.
Teatro Popular do Sesi (455 lug.). Av. Paulista, 1.313, 3146-7405.
5ª e domingo, às 20h, grátis. 6ª (às 20h) e sábado (às 21h), R$15,00 (inteira) e R$7,00 (meia).

Os dias em que a entrada é franca o ingresso deve ser retirado três horas antes do início do espetáculo. Até 25/08.



Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?