<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 14, 2005

Pecado capital


Tenho que manifestar meu repúdio a dois acontecimentos que me chocaram nos últimos dias. Diante da prisão do deputado estadual George Hilton dos Santos (PFL - MG), bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, com malas repletas de dinheiro, o jornalista Bóris Casoy não pode expressar qualquer opinião – como sempre faz. Casoy, um grande nome do jornalismo nacional, ficou calado pois trabalha na Rede Record – emissora da Igreja Universal. O que me choca neste fato é que o jornalismo continua vendido, continua lapidado de acordo com os donos das empresas que têm a mídia nas mãos. Lamentável.

O outro fato que me deixou não só chocada, mas também irada, foi a declaração pífia daquela que é considerada a primeira dama da televisão brasileira, Sra. Hebe Camargo. Ontem, no programa “Fora do Ar” do SBT, ela disse ao vivo, e em alto e bom som, que achava um absurdo a dona da Daslu, Eliana Tranchesi, ser presa sob acusação de sonegação e contrabando. Segundo tia Hebe, Eliana tem uma obra social – o faraônico prédio da Daslu que, meus amigos, é uma visão absurda de como a burguesia realmente fede – além de ser católica, mãe e empregar 1.600 pessoas, incluindo a filha do governador de SP, Geraldo Alkmin. Com o aval de Adriane Galisteu – com aquele ar de intelectual que ela adora fazer, mas que não esconde o seu jeito burro de ser – tia Hebe fez um inflamado e patético discurso a favor da dona da Daslu, declarando que chorou com a prisão da amiga e que são estas coisas que fazem ela querer abandonar o Brasil. Ah, já vai tarde, né, fofa ?????? Suas palavras caíram como uma bomba nos ouvidos dos outros apresentadores do programa, Cacá Rosset e Jorge Kajuru, que ficaram completamente sem graça. Eles até tentaram expressar suas opiniões mas a situação era tão constrangedora, que não argumentaram muito.

Eu fiquei indignada com a declaração da Hebe, justo ela que vive soltando os cachorros para cima dos corruptos do país. Justo ela, que momentos antes mostrava aversão ao fato de Suzane Von Richthofen, a jovem paulistana rica que planejou o assassinato dos pais em 2003, ter sido solta. Mas, para a tia Hebe, Suzane merece ser presa e Eliana Tranchesi não. Para mim, as duas merecem pagar pelos seus respectivos crimes. Porque planejar a morte dos pais é um absurdo. E contrabando também é uma coisa muito feia. Claro que são casos diferentes, mas devem ser punidos.

A televisão, com fatos como esses, só me deixa cada vez mais enojada. Jornalismo tendencioso, declarações hipócritas, pessoas que se calam para sobreviver e outras que vivem num mundinho próprio, superficial e escroto. Gente que não pode declarar o que pensa, porque tem que se submeter ao sistema. Gente que não pensa e fala um monte de tolices sem o menor fundamento.

Como dizia Coco Chanel, que foi paupérrima e se tornou um ícone da moda, o oposto do luxo não é a pobreza, mas a vulgaridade. E tia Hebe Camargo, com sua fiel escudeira Adriane Galisteu, estão aí tornado este pensamento cada vez mais verdadeiro. Tão chiques, tão descoladas, tão ricas ... e absolutamente vulgares e imbecis.




Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?