<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 30, 2005

Preparem a pipoca


Você pediu e aqui está: mais uma lista com filmes para alugar e se divertir. Recebi algumas sugestões, mas o critério de escolha é bem simples: eu tenho que ter visto e gostado do filme. Porque assim eu tenho critérios para escrever a resenha, certo ?

Então aqui você nunca vai encontrar “Encontros e Desencontros”, um filme que não curti muito. Evito por filmes óbvios também, como a trilogia “Guerra nas Estrelas”, que eu adoro e todo mundo sabe disso. E aqueles que já escrevi resenhas neste blog aparecerão ocasionalmente.

Agora escolha o filme que você acha mais interessante, prepare a pipoca e divirta-se.


1 – QUIZ SHOW – A VERDADE DOS BASTIDORES – este é um dos meus filmes preferidos. Excelente roteiro adaptado de uma história real, com direção preciosa de Robert Redford (“Gente como a Gente”), que mostra a manipulação da televisão. Nos anos 50, um programa de TV de perguntas e respostas alcançou estrondoso sucesso focalizando o duelo entre dois estudiosos: um aristocrático professor de literatura (Ralph Fiennes) e um judeu com brilhante memória (John Turturro). Mas a acusação de que as respostas eram manipuladas pelos produtores gerou um escândalo sem proporções na história da TV americana. Não deixe de assistir, é um dos melhores relatos sobre a falsidade da mídia que o cinema já exibiu.


2 – HURRICANE – O FURACÃO – polêmico e desafiador, este filme tem como maior trunfo a atuação espetacular de Denzel Washington (Urso de Prata no Festival de Berlim 2000). Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter era um forte candidato ao título mundial de boxe. Seus sonhos vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, ele publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Hurricane para lutar por sua inocência. Baseado no livro “O 16º round”, dirigido por Norman Jewson (“O feitiço da lua”), causou polêmica pois não mostrou a veracidade dos fatos (Hurricane aparece como um herói que a maioria garante que ele não foi). Ainda assim é um grande filme.


3 – CINEMA PARADISO – o meu filme preferido, e aquele que me fez chorar torrencialmente. Assisti três vezes consecutivas no mesmo dia. Uma aula de amor ao cinema, dirigida por Giuseppe Tornatore. O filme conta a trajetória de Salvatore di Vitto, o Totó (Salvatore Cascio, Marco Leonardi e Jacques Perrin), desde a infância difícil, passando pelos problemas da adolescência, até a maturidade. A história se passa em uma Itália pós-guerra, na pequena cidade de Giancaldo, um lugar onde todo mundo se conhece e a única atração restante é o velho Cinema Paradiso, aonde todos vão aos finais de semana para se divertirem um pouco. A relação de Totó com o projecionista do cinema, Alfredo (Phillipe Nouret), e a paixão de ambos pelo cinema gera todo o clima emocionante do filme. Simplesmente imperdível.


4 – LOS ANGELES – CIDADE PROIBIDA – um dos melhores filmes policiais que já vi. Roteiro extremamente inteligente, baseado em livro de James Ellroy, dirigido por Curtis Hanson (“A mão que balança o berço” e “Garotos Incríveis”) e com grandes atuações. Em Los Angeles, no início dos anos 50, os detetives Jack Vincennes (Kevin Spacey), Bud White (Russel Crowe) e Ed Exley (Guy Pearce), que usam métodos totalmente distintos para as investigações, se envolvem numa trama de conspiração e corrupção policial. Eles descobrem um esquema que atinge até os mais altos escalões, onde prostitutas de luxo como Lynn Bracken (Kim Basinger), personificam estrelas de cinema.


5 - O INVASOR – ótimo roteiro e direção precisa de Beto Brant num dos mais elogiados filmes brasileiros dos últimos anos. Estevão (George Freire), Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges) são companheiros desde os tempos de faculdade. Além disto, são sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que entrem em choque. Estevão, o sócio majoritário, ameaça deixar o negócio. Acuados, Ivan e Gilberto decidem contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e assim conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.


6 – MINHA VIDA DE CACHORRO - um dos filmes mais aclamados dos anos 80, revelou ao mundo o talento do cineasta sueco Lasse Hallström (“Regras da Vida” e “Chocolate”). Comova-se com a história do menino Ingemar, que devido ao agravamento da saúde de sua mãe, é enviado para casa de parentes numa vila no interior da Suécia, nos anos 50. No início, Ingemar tem dificuldades de se adaptar à nova vida e superar as saudades da mãe e do irmão. Com o tempo, acaba vivendo experiências que vão marcá-lo pelo resto da vida. Um dos mais belos filmes já realizados sobre a infância.


7– GOLPE DE MESTRE – charmoso e divertido, o filme se apóia, principalmente, no roteiro esperto e na ótima atuação da dupla de protagonistas. Em Illinois, no ano de 1936, os trapaceiros Henry Gondorff (Paul Newman) e Johnny Hooker (Robert Redford) decidem se unir para vingar a morte de um amigo, assassinado por um perigoso gângster. Dirigido por George Roy Hill (“Butch Cassidy”).


8 – UM SONHO DE LIBERDADE – outro filme que está na minha lista de preferidos. Obrigatório para quem aprecia um bom roteiro, escrito e dirigido por Frank Darabont (“À espera de um milagre”) e baseado em histórias de Stephen King. Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, é condenado a prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do local. Deste encontro nasce uma história de cumplicidade que vai modificar radicalmente a vida dos dois. A amizade e o sonho de um dia ser novamente livre é o que motiva estes prisioneiros a continuarem vivendo. Belíssima história de amizade, com final poético e Tim Robbins e Morgan Freeman arrebatadores.


9 – BANQUETE DE CASAMENTO – o clássico do diretor Ang Lee (“O tigre e o dragão”), premiado internacionalmente. Um filme sobre os conflitos entre uma sexualidade moderna e os valores sociais e tradicionais. Mostra o relacionamento entre um jovem oriental que vive com seu namorado nos Estados Unidos quando seus pais conservadores chegam para visitá-los.


10 – ED WOOD – a obra-prima de Tim Burton (“Edward Mãos de Tesoura” e “Batman”), um dos melhores filmes do diretor. O roteiro, escrito por Scott Alexander e Larry Karaszewski, baseado em livro de Rudolph Grey, narra a vida de Ed Wood (Johnny Depp), considerado o pior cineasta de todos os tempos. A história se concentra nos anos 50, quando Wood se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira, e fez filmes de péssima qualidade. Vale a pena conferir esta interessante e divertida história com fotografia deslumbrante – foi filmado em preto e branco.


11 – TRAÍDOS PELO DESEJO – Escrito e dirigido por Neil Jordan (“Entrevista com o Vampiro”), é um filme com roteiro intrigante, polêmico e forte. O IRA seqüestra o soldado inglês Jody (Forest Whitaker), que acaba fazendo uma certa amizade com o guerrilheiro Fergus (Stephen Rea), encarregado de vigiá-lo. Quando Jody morre, Fergus vai comunicar o fato à namorada do soldado, Dil (Jaye Davidson), por quem acaba se apaixonando. Mas esta paixão lhe provocará um choque inesquecível, enquanto os companheiros do IRA querem que ele participe de uma perigosa missão. Este filme transformou o diretor irlandês Jordan em um dos queridinhos de Hollywood.


12 – MUITO BARULHO POR NADA – Shakespeare nunca teve tanta graça como nessa comédia dirigida por Kenneth Branagh (“Frankstein de Mary Shelley”), com elenco repleto de estrelas. De Emma Thompson a Denzel Washington, passando por Michael Keaton, Keanu Reeves, Kate Beckinsale, Imelda Staunton e o próprio Branagh, todos em atuações inspiradas, este filme é recheado de momentos divertidos. Na Sicília, as mulheres de uma vila aguardam o retorno dos soldados do Príncipe de Aragão (Washington). O amor parece que vai invadir o local, mas existem pessoas interessadas em semear a discórdia.


13 – TEMPO DE GLÓRIA – espetacular filme de guerra, com belíssima direção de fotografia e atuações inesquecíveis de Denzel Washington, Mathew Broderick e Morgan Freeman. Durante a Guerra Civil Americana, o jovem Coronel Robert Gould Shaw (Broderick), apesar de não ter nenhuma experiência, comanda o primeiro batalhão composto exclusivamente por soldados negros, graças a sua influente família. A relação de Shaw com seus subordinados dão o tom da trama, de modo verdadeiro e nada sentimental. Dirigido por Edward Zwick (“O último samurai”).


14 – O CARTEIRO E O POETA – outro filme que está entre os meus favoritos. Emocionante relato sobre os valores da amizade e do amor, com direção de Michael Radford.Por razões políticas, o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá conhece Mario Ruopollo (Massimo Troisi), um desempregado semi-analfabeto. Mario é contratado como carteiro extra e sua função é cuidar da correspondência do poeta. Aos poucos se forma uma sólida amizade entre os dois. O ator e roteirista Massimo Troisi morreu um dia após as filmagens.


15 – O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO – simpática e divertida comédia de P.J. Hogan com roteiro politicamente incorreto. Julianne (Julia Roberts) e Michael (Dermot Mulroney) são grandes amigos. Um dia combinaram que, se ambos continuassem solteiros quando completassem 30 anos, se casariam. Às vésperas da fatídica data Julianne recebe um telefonema do amigo, que anuncia que está prestes a se casar, mas com outra (Cameron Diaz). Só então ela percebe que é apaixonada por Michael e aceita o convite para ser madrinha do casamento dele, mas com segundas intenções. Ótimas atuações (especialmente de Rupert Everett como o amigo homossexual de Julia Roberts), excelente trilha sonora e um final surpreendente valem o filme.



Gostou ? O filme que você queria não está aqui ? Aguarde: em breve nova lista venenosa.



Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?