<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 03, 2005

Cinema em casa


Estava na locadora outro dia e percebi como as pessoas correm atrás dos lançamentos para por a agenda cinematográfica em dia. E como se perde tempo procurando um bom filme para alugar. Existem filmes antigos que são verdadeiras relíquias e precisam ser vistos. E filmes recentes que não valem um tostão. Por isso, atendendo a pedidos, vou fazer uma lista dos filmes mais bacanas que já vi e que você pode alugar sem sustos.

São filmes de todos os tipos para todos os gostos – até porque eu assisto de tudo um pouco. Anote esta lista (que não está em ordem de preferência, nem de importância) preciosa e boa diversão.


1 – BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS – ótimo filme do Charles Kaufman, com excelentes atuações de Jim Carrey e Kate Winslet. Resenha aqui em setembro de 2004 ("Lembrar para não esquecer").


2- AS INVASÕES BÁRBARAS – a brilhante continuação de “O declínio do império americano”, de Denys Arcand, que eu assisti na Mostra de Cinema de 2003. À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto, recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2003.


3 – GATTACA – ficção científica da melhor qualidade, com Jude Law, Ethan Hawke e Uma Thurman. Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em uma poderosa corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado. Direção de Andrew Niccol.


4 – PÃO E TULIPAS – filme italiano com roteiro bem original: dona de casa é esquecida pelo marido em viagem e resolve ir a Veneza para se divertir. De Silvio Soldini.


5 – SEGREDOS EM FAMÍLIA – filme espanhol, dirigido por Fernando León de Aranoa, com nuances do cinema surrealista de Luis Buñuel. Mostra o jogo de aparências numa família, que vai nos revelar curiosas surpresas.


6- JUVENTUDE TRANSVIADA – um dos maiores clássicos do cinema, é o filme que ajudou a criar o mito James Dean. Jim Stark (James Dean) é um jovem rebelde, que não tem boa relação com os pais e vive se metendo em encrencas. Por causa dele, os pais se mudaram de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles. Certa noite, Jim é preso por embriaguez e desordem e no distrito policial conhece Judy (Natalie Wood), uma jovem que está revoltada com o pai, que a chamou de vagabunda por ter se maquiado. Lá ele também conhece John “Platão”Crawford (Sal Mineo), que atirou em alguns cães. Após ser libertado Jim resolve fazer amizade com Judy, que ele descobre ser sua vizinha, mas cria um desentendimento com o namorado dela, líder de uma gangue do colégio. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas conseqüências. Dirigido por Nicholas Ray, tem uma das cenas mais famosas do cinema, a clássica disputa de carros.


7 – SPIDER – excelente filme de David Cronenberg (“A Mosca” e “Gêmeos, Mórbida Semelhança”), com pouquíssimos diálogos e atuação primorosa de Ralph Fiennes. Spider (Fiennes) é um sujeito estranho e solitário. Após um longo período de internação em um hospital psiquiátrico, ele regressa às ruas do East End de Londres, lugar onde cresceu. As imagens, os sons e os odores dessas ruas começam a despertar lembranças de sua infância, que ele julgava ter esquecido. Nas memórias de Spider estão o grande trauma da perda de sua mãe e as desavenças com o pai (Gabriel Byrne).


8 – NÃO MATARÁS – um dos mais sombrios filmes de Kristopher Kieslovski, maravilhoso cineasta polonês que morreu cedo, mas que deixou para a história do cinema a clássica trilogia sobre a bandeira francesa (“A liberdade é azul”, “A igualdade é branca” e “A fraternidade é vermelha”). Desde o início, sua fotografia nos impressiona: repleta de tons de cinza, com um tom monocromático que oferece ao filme um painel desolador. Mesmo nos espaços abertos, já que a primeira parte do filme é dominada por exteriores, a procura é pelo enquadramento claustrofóbico e pelos blocos de concreto que invadem a cidade. Uma obra-prima visual. A história ? Bem antes de “Amores Brutos”, “Amnésia” e “21 gramas”, Kieslovski já trabalhava com foco na montagem, entrelaçando a trajetória de três homens. Um jovem, um advogado e um motorista de táxi têm suas vidas dilaceradas e oprimidas numa Polônia amargurada.


9 – GÊMEAS - estréia do diretor Andrucha Waddington ( que depois faria o aclamado “Eu, Tu, Eles”), é baseado em conto de Nelson Rodrigues. A trama focaliza gêmeas idênticas, interpretadas por Fernanda Torres - em ótimo desempenho- e tem clima de tensão crescente. O passatempo predileto da bióloga Marilena e da costureira Iara é enganar seus namorados, uma se fazendo passar pela outra. Quando Marilena se interessa pelo dono de uma auto-escola (Evandro Mesquita), sua inconsolável irmã decide conquistá-lo a qualquer preço.


10- TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE – outro grande clássico do cinema e uma espetacular aula de jornalismo. Baseado na história real dos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein (vividos no filme por Robert Redford e Dustin Hoffman), do Washington Post, que em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, iniciam uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como conseqüência a queda do presidente Richard Nixon. O roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Woodward (que iniciou as investigações) e Bernstein (que ajudou a fazer as matérias), e a direção é de Alan J. Pakula (“O dossiê pelicano”, “A escolha de Sofia” e “Acima de qualquer suspeita”).


11 – COLD MONTAUIN – um dos poucos filmes que assisti durante a existência deste blog e que não comentei aqui. Acho que o subestimei tanto que até esqueci de falar o quanto este filme é bom. Dirigido por Antony Minghela ("O paciente inglês") e estrelado por Jude Law, Nicole Kidman e Renne Zelwegger.


12 – ATA-ME – um dos mais fortes filmes de Pedro Almodóvar, alcançou enorme sucesso mundial e lançou Antonio Banderas ao estrelato. Após receber alta de um hospital psiquiátrico, um jovem (Banderas) deseja reencontrar uma ex-prostituta e ex-estrela de filmes pornôs (Victoria Abril), com quem dormiu uma noite. A mulher agora é atriz de filmes “B” e não tem o menor interesse em relembrar o passado. Após o descaso dela, ele decide então raptá-la e deixá-la amarrada numa cama, até que ela aprenda a amá-lo.


13 – CRONICAMENTE INVIÁVEL – o filme de Sérgio Bianchi é uma pequena obra-prima do cinema nacional. Ácido e verdadeiro, tem como ponto de partida o restaurante de Luís (Cecil Thiré), que fica em São Paulo. Ali, personagens como Maria Alice (Betty Gofman), Carlos (Daniel Dantas) e Amanda (Dira Paes) discutem suas ansiedades e debatem os conflitos sociais no Brasil. E mostram, nos bastidores de suas vidas, que não são exatamente o que demonstram.


14– MENINOS NÃO CHORAM – o arrebatador filme de Kimberly Peirce mostrou ao mundo o talento da recém-oscarizada Hilary Swank (por sua atuação neste filme ela também faturou um Oscar). Baseado em fato verídico, ocorrido em 1993, numa pequena comunidade do Estado de Nebraska, conta a história de Teena Brandon (Swank), que assume o codinome Brandon Teena e leva a vida fingindo ser um rapaz. Seus sonhos, porém, são interrompidos. É bom estar preparado para um desfecho violentamente perturbador.


15 – OS PÁSSAROS – um dos melhores filmes de Hitchocock: intrigante e com a dose certa de horror. A pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, vive momentos de terror quando milhares de pássaros se instalam na localidade e começam a atacar as pessoas. Observem que não há trilha sonora no filme, e nem o tradicional “The End” da época.


16 – ACONTECEU NAQUELA NOITE – outro clássico do cinema, dirigido por Frank Capra (“A felicidade não se compra” e “Do mundo nada se leva”). Divertido e romanticamente adorável, o filme mostra Clark Gable como um jornalista desempregado, que conhece a personagem de Claudette Colbert, filha de um milionário que fugiu do iate de seu pai, porque este não aprova o playboy que ela escolheu como marido. O jornalista vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.


17 – O NOME DA ROSA – brilhante adaptação do igualmente maravilhoso livro de Umberto Eco, dirigido por Jean-Jacques Annaud (“Sete Anos noTibet” e “O Amante”). O monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery) e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. Ele começa a investigar o caso, mas alguns religiosos do local acreditam que os assassinatos são obras do Demônio. O Grão-Inquisidor (F. Murray Abraham) chega no local disposto a torturar qualquer suspeito de heresia, e como não gosta de Baskerville, coloca-o no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. O monge franciscano, no entanto, prossegue em suas investigações. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto, lentamente, o motivo dos assassinatos é solucionado.


18 – HERÓI POR ACIDENTE – mais um filme que aborda com precisão o poder da mídia e como o jornalismo influencia a vida das pessoas. Estrelado por Dustin Hoffman, Geena Davis e Andy Garcia, conta a história de um mendigo egoísta (Hoffman), que é a primeira pessoa a chegar aos destroços de um avião, após um acidente aéreo. Ele ajuda a salvar vidas mas foge antes da chegada da imprensa, a fim de evitar publicidade. Mas tudo muda de figura quando é oferecida uma grande quantia para que o "anjo do vôo 104" se apresente e um aproveitador surge em seu lugar. Dirigido por Stephen Frears (“Ligações Perigosas”).


19 – TOMATES VERDES FRITOS – belíssimo filme de Jon Avnet (“Íntimo e Pessoal”), uma história maravilhosa de amor e amizade. Dona de casa reprimida (Kathy Bates), que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces, visita toda semana uma tia num hospital. Um dia conhece uma debilitada mas gentil senhora (Jessica Tandy), que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em uma parente (Mary Stuart Masterson), que desde criança, na década de 20, sempre foi muito amiga do irmão (Chris O'Donnell). Com a trágica morte do rapaz, a moça se fecha para o mundo, só mantendo uma forte amizade com a ex-namorada dele (Mary-Louise Parker). Independente, ela faz seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama, enfrentando preconceitos e o racismo local. Atuação espetacular do quarteto de atrizes protagonistas faz este filme ainda mais especial.


20 – COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE - podia ser apenas mais uma história de amor, mas trata-se de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos. Romântico sem ser piegas, sincero e comovente, é baseado em romance de mesmo nome de Laura Esquivel, com direção de Alfonso Arau (“Caminhando nas Nuvens”). No início do século XX, o camponês Pedro (Marco Leonardi, de “Cinema Paradiso”) em plena Revolução Constitucionalista Mexicana, se apaixona por Tita (Lumi Cavazos), que, por ser a mais jovem de três irmãs, deve seguir a tradição da família e permanecer solteira para cuidar da mãe na velhice. O amor proibido ganha contornos mágicos quando Tita, responsável pela cozinha do rancho onde mora, transporta para a comida todos os seus sentimentos. Assim, as pessoas degustam a culinária de Tita e são capazes de sentir tristeza, alegre, satisfação ou prazer, já que os pratos despertam até paixões secretas e arrebatadoras.



E então, gostaram ? Em breve faço nova lista de filmes para você alugar !

Vale lembrar que adotei como critérios para esta lista, filmes de diversos gêneros, alguns clássicos, outros mais populares, outros nem tão conhecidos ... enfim, fiz uma listinha baseada nos filmes que você, certamente, não iria de cara pegar na locadora. Aí é que está ... se eu colocar filmes previsíveis, fica sem graça. Nem todos são os melhores filmes que vi na vida, mas todos, na minha opinião, valem o preço da locação. Claro que você pode discordar mas agora é ver para crer.



Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários
Nossa nossa nossa!
Outra colega universitária aqui no blog!
[ e, pelo que vi no orkut, no fotolog.net também. ebaaaa ]

Bem, eu li sobre os filmes e, "Cold Mountain", definitivamente deveria ter sido um pouco mais elogiado! haha.. zuera.. mas é fato que eu gostei deste filmeeee!!! ahhhhh
e meu, "Meninos não Choram" é legal mesmo, muito interessante e tals!!! Eu lembro da primeira vez que assisti esse filme!!
AH, é isso. Se for comentar sobre todos os filmes, passarei minha madrugada inteira aqui. Só que já está tarde e tive um dia cansativo hoje! Aproveitei mas, cansei! hehe..
Nha. Nem assistirei ao Altas Horas inteiro, hoje! ¬¬

Bem, fuuuuuuui!!!!!!!! ;D
Se cuida, Jana!
Te gosto, mulher!
Você é super alto-astral!! ^^

Bjowww
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?