<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 16, 2005

As dores do mundo


Agora estou na minha fase cinematográfica, então o que não vai faltar por aqui é resenha de filmes. Ontem assisti “A Queda ! As últimas horas de Hitler” (Downfall), de Oliver Hirschbiegel (“A Experiência”) , o filme estratégico que nos faz lembrar os 60 anos da morte do ditador e o conseqüente fim da Segunda Guerra Mundial. Longe de ser uma obra-prima do cinema, é de fato um importante relato histórico de uma época que o mundo não pode esquecer.

A história é contada através do ponto de vista de Traudl (a romena Alexandra Maria Lara), secretária particular de Adolf Hitler (Bruno Ganz, de “Pães e Tulipas”, em atuação primorosa). Mesmo diante das loucuras do ditador ela não o abandona, embora não consiga compreender o porquê das atitudes dele, nem das suas. Hitler e seus subordinados mais próximos estão confinados num bunker, e a Alemanha está sendo derrotada na Segunda Guerra. Ainda assim o líder nazista se mantém histérico e cruel, sem deixar de ser cortês e ao mesmo tempo autoritário com todos a sua volta.

Baseado nos livros Inside Hitler´s Bunker, do historiador Joachim Fest, e Bis Zur Letzten Stunde, de Melissa Muller e Traudl Junge (esta última secretária particular de Hitler), o roteiro se fixa nos últimos momentos do ditador, mais especificamente de 20 de abril a 2 de maio de 1945. Há um minucioso trabalho de estúdio para reproduzir o bunker onde o Fünher passou seus últimos dias. E vale ressaltar que a direção optou por uma narrativa quase documental, objetiva, cronológica e didática, além de um final com uma mensagem relevante para todos os jovens.

Ao contrário do que muitos críticos chegaram a afirmar, “A Queda !” está longe de mostrar um Hitler humano. O filme mostra sim um homem que tinha enorme consideração por todos aqueles que apoiavam suas atrocidades. Um homem que sabia admirar todos que apoiavam suas loucuras. Um homem que deixou claro que seu maior objetivo era passar para a História, e que seu maior feito foi exterminar os judeus. É este homem que vemos na tela. O homem que o mundo não pode esquecer, como ninguém pode deixar para trás o que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. E é por isso que assistir “A Queda ! As últimas horas de Hitler” é uma obrigação de todos aqueles que pretendem fazer deste mundo algo diferente do que ele é. Ou pelo menos, fazer com que atos como os de Hitler jamais aconteçam novamente.


Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?