<$BlogRSDUrl$>

domingo, maio 15, 2005

O que jamais pode ser esquecido


A ditadura, em qualquer país, deixa marcas profundas em seu povo e na própria nação. Quando este assunto vem à tona, uma das maiores questões levantada é o desaparecimento de pessoas. E este é o tema do filme “Visões” (Imagining Argentina), inédito nos cinemas brasileiros, mas que você pode alugar em VHS ou DVD. Dirigido e escrito por Christopher Hampton, o filme é uma co-produção inglesa e espanhola, baseado em fatos reais, e mostra uma Argentina nada amigável em sua época de ditadura militar – de 1976 a 1983.

Buenos Aires, 1976. A jornalista Cecília Rueda (a talentosíssima Emma Thompson) escreve sobre o desaparecimento de crianças. Após a publicação da matéria, Cecília some. Seu marido, o autor teatral Carlos Rueda (Antonio Banderas, em atuação correta), inicia uma busca desesperada pela esposa. E acaba descobrindo que possui um dom para encontrar pessoas desaparecidas, decidindo usá-lo para achar sua esposa e também para ajudar outras pessoas que estão em situação semelhante a dele.

Com cenas fortes e viscerais, “Visões” passa a limpo um passado que os argentinos certamente querem esquecer. Mas esta é a grande moral do filme: situações aterrorizantes como as que aconteceram por lá, jamais podem ser esquecidas. O filme ainda lembra que milhares de pessoas desapareceram pelo mundo em outros regimes ditatoriais e que este assunto deve ser constantemente levantado (embora o Brasil não apareça ente os países citados, sabemos que nosso país tem bastante culpa no cartório quando o assunto é "os desaparecidos da ditadura").

Se você abstrair o estilo “Sexto Sentido” que entrelaça as cenas – que a mim, particularmente, não incomodou – vai se chocar com o horror que “Visões” faz questão de mostrar. Vale a pena assistir a este filme pelo simples fato de que uma situação obscura como esta deve ser analisada, sempre. Destaque para a versão em espanhol de “Maria,Maria”, de Milton Nascimento, que faz parte da trilha sonora.

Baseado na novela de mesmo nome, escrita por Lawrence Thornton, “Visões” teve cenas rodadas na histórica Praça de Maio, localizada em frente a Casa de Governo. E sim, a Casa Rosada aparece com destaque. Posso dizer que este é o tipo de filme para quem tem estômago para cenas difíceis. Mas também é aquele que faz a gente refletir sobre um passado que não poderia ter acontecido. Mas já que aconteceu, não podemos deixar que se repita.


Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?