<$BlogRSDUrl$>

sábado, abril 09, 2005

Eu tenho veneno


(para ler ouvindo "Por que que a gente é assim ?" do Cazuza.)


Quando eu decidi voltar a estudar rolou uma comoção geral: apoio por todos os lados, gente querida dizendo que isso ia me fazer muito bem. Quando eu falei que ia fazer jornalismo, a coisa foi ainda mais emocionante: todo mundo achou que eu ia ser perfeito para mim. Mas bastaram os meus primeiros trabalhos e provas para minha dedicação ser colocada contra a parede. E aquilo que era a melhor coisa da minha vida, virou motivo de brigas e desavenças.

Já ouvi coisas terríveis, como gente dizendo que tem pena de mim por me ver estudar. Outros falam que faculdade não é para ser levada à sério. Ainda tem aqueles que fazem um cursinho de línguas duas vezes na semana – achando que isso é estudar pra caramba - e fazem questão de dizer que agora eu vou ver o que é estudar. E os que me falam: “ainda bem que não fiz faculdade, já tenho stress demais na minha vida”. Ou: “escolhi uma profissão que não precisa estudar.” Isso sem falar nos que dizem que os trabalhos da faculdade, que estão sendo motivo da minha mais absoluta dedicação, não passam de enrolações: os professores jamais vão ler. E que estudar para prova é perda de tempo. E que quando eu sair da faculdade para o mercado de trabalho verei que tudo é diferente. E que a pessoa levou a faculdade nas coxas e hoje é um profissional feliz. E que todo meu esforço não valerá a pena.
Essas mesmas pessoas, no início do ano, me incentivaram a estudar. Foram as mesmas que me apoiavam, que diziam que isso ia ser importante pessoal e profissionalmente. Foram os mesmos homens e mulheres que acharam o máximo a idéia da minha volta às aulas. E agora acham que estou exagerando. Que faculdade não é para ser levada à sério – a frase mais grotesca que eu ouvi recentemente.

Não me interessa se o mundo inteiro fez a faculdade nas coxas. Talvez por isso a gente tenha péssimos profissionais em todas as áreas. Péssimos publicitários, péssimos jornalistas, péssimos médicos, péssimos engenheiros, péssimos advogados e sim, péssimos professores. Mas existem os bons profissionais. Será que eles estudaram ? Será que se dedicaram ? Será que, como eu, abriram mão de um final de semana para revisar a matéria ? Ou será que eles foram pro barzinho, foram fumar, beber, sair, dormir ? Será que disciplina se aprende na faculdade ? Será que é lá que ensinam a ser incompetente ?

O que me deixa profundamente decepcionada é que, as pessoas que me apoiaram na decisão de voltar a estudar, na verdade, não gostam e nunca gostaram de estudar. Fizeram a faculdade para ter um diploma, para entrar no mercado de trabalho ou sei lá o que. Ou fizeram algo que gostavam na sua adolescência e depois descobriram que não tinha nada a ver. Sentiram-se enganados ? Ou será que descobriram tarde demais que fizeram a escolha errada ? Por que essas pessoas achavam estudar muito legal ms agora acham que faculdade não é sério ?

Um dia eu optei por ser publicitária. É isso que sou. Apesar de tudo, tenho orgulho da profissão que escolhi. Não me arrependo de nada e fiz o que tinha que ser feito. Acima de tudo eu gosto de escrever. Esta é, e sempre foi, a única razão da minha vida. Eu escrevo com a minha alma e aqui estão algumas das palavras que estão saindo agora do meu coração. Eu não sou a melhor pessoa do mundo, e nem escrevo da forma mais correta e precisa. Mas eu escrevo o que penso, já que nem sempre posso falar o que quero.

Se eu escolhi voltar a estudar foi porque eu sempre tive essa necessidade feroz por conhecimento. Porque eu gosto de aprender, porque eu não quero só decorar. Porque eu necessito de vivência, porque eu quero crescer, evoluir. Porque, apesar da educação no Brasil estar longe de ser uma coisa fundamental – infelizmente é bom para alguns que o povo seja alienado – para mim ela é necessária. Porque eu tenho sede conhecimento. Porque eu acredito, ainda, que palavras e idéias podem mudar o mundo. Porque eu acredito que a minha coragem de chegar aqui para escrever e dar minha cara para bater ainda servirá de inspiração para meia dúzia de desaforados como eu.
Eu sinto muito quando ouço das pessoas que estou exagerando no meu perfeccionismo. Mas assim como eu me dedico ao meu trabalho, procurando fazer de cada job o meu melhor job, eu quero fazer de cada trabalho da faculdade o meu melhor trabalho. Eu quero sim tirar boas notas. Eu não tenho vergonha de estudar até às quatro da manhã. Eu fico num bar até às quatro da manhã e todo mundo acha legal. Porque ficar sem dormir porcausa dos estudos pode ser diferente ?

Concordo que é necessário ter um equilíbrio. E que o ideal é conciliar minha vida de profissional competente à de estudante dedicada. Mas ainda preciso fazer algumas concessões e sacrifícios. Nada que me impeça de dormir, ainda que seja apenas 4 horas por noite, ou me impeça de ir ao cinema, ou de namorar, ou simplesmente de viver. Mas nesse momento, exatamente agora, eu preciso me concentrar naquilo que escolhi e que será o foco da minha vida nos próximos anos. Ainda que algumas pessoas achem que eu estou exagerando, ainda que muitos achem bobagem estudar. Apesar de que, faz muito pouco tempo, essas mesmas pessoas achavam o máximo. Talvez porque elas não estudaram o suficiente, ou não aprenderam o que deveriam na faculdade, hoje nem mesmo opinião própria elas têm.



Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?