<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 25, 2005

Se você pretende saber quem eu sou


Quando eu acho que encontrei todas as respostas, vem um certo Deus e muda todas as perguntas. E assim o certo vira incerto, o novo vira velho, o dito vira não dito, minhas palavras parecem mudas e meu pranto fica solitário.

Eu tento fugir mas lá vem Ele de novo, para mostrar que eu não sei de nada, que eu não mando nada, que eu não sou nada. Porque meu pensamento de nada adianta e minha força vira algo inexistente quando a Força maior resolve entrar em ação.

Então só me resta aceitar, humildemente, o caminho que me foi dado, a estrada que devo seguir, o céu que talvez um dia possa admirar. Continuo sem entender o que se passa, sigo sem perceber o que está a minha volta e o mundo ainda não sacou quem eu sou. Tudo bem, nem eu. Mas pelo menos agora eu sei que o papo de que “Deus sabe o que faz” tem origem medieval e que a burguesia fede no sentido literal da palavra.

E por falar em palavra ... pelo amor de Deus, ou de qualquer outra Força maior que vocês acreditam, leiam ! Leiam livros bons, leiam quem sabe o que está dizendo, leiam quem sabe contar história. Leiam “Capitães da Areia” do Jorge Amado, “O Primo Basílio” de Eça de Queiroz, “Quincas Borba” de Machado de Assis, “A Jangada de Pedra” do Saramago, “Cem Anos de Solidão”, do Gabriel Garcia Marques. Leiam Shakeaspeare, Walt Whitman, Rosseau, Thoreau, Clarice Lispector, Cora Coralina, Zélia Gatai, Rachel de Queiróz, Cecília Meirelles, Monteiro Lobato, Drummond, Mário Quintana, João Cabral de Mello Neto. A leitura forma o homem, e o homem que lê apenas livro de auto-ajuda vira um boneco facilmente identificado na multidão.

Vejam filmes com conteúdo, descubram Visconti, Fellini, Hitchcock, Capra, Orson Wells. Perceba a evolução de Almodóvar, o sarcasmo de Woody Allen, as referências de Spielberg, o melhor de Scorcese. Assista “Todos os homens do presidente”, “Assim caminha a humanidade”, “Aconteceu naquela noite”, “Um dia de cão”, “Táxi driver”, “A um passo da eternidade”, “Golpe de mestre”, “Um corpo que cai”. “O homem que sabia demais” não é apenas uma música do Skank. Então descubra este filme, descubra o cinema além das grandes bilheterias, descubra as entrelinhas. Filmes formam opiniões, opiniões mudam o mundo, o mundo está aí precisando de gente que questione.

Se eu fosse aquela que aceita as perguntas sendo mudadas a todo instante ... eu não sou. Eu falo as respostas antes de saber as perguntas. E eu não mudo as respostas só porque me enganaram mudando as perguntas.

E lembre-se que a Páscoa vai além do chocolate. O Homem que muda as perguntas deixou uma mensagem. Reflita sobre ela. Você não precisa ler a Bíblia para isso, basta entender que esta é uma das melhores histórias do mundo e vale a pena tentar entendê-la. Ainda que para muitos a Páscoa seja só comer chocolates, alimente o espírito com algum conteúdo.

Feliz Páscoa.



P.S.: Meu texto exclusivo para o Trampolim: www.trampolim.art.br , “Você é a pessoa mais importante da sua vida”, já está no ar, na coluna REDATORES. Boa leitura.

Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?