<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Uns dias


Existe um ritual que eu não abro mão no início do ano: preencher minha agenda com frases, provérbios, citações e poesias. Desde a época do colégio eu fazia isso e não perdi a mania. Devo ter mais de duas mil frases selecionadas. Elas já me safaram em muitas ocasiões, servindo de inspiração para textos, cartões de aniversário e até cartas de demissão.

O mais legal de preencher as páginas em branco da agenda com citações é o fato de que a cada dia eu coloco um tema ... e no decorrer do ano percebo que eles se encaixam perfeitamente com o que aconteceu. Como escrevo todas as frases logo no início do ano, é impossível saber o que vai acontecer. Mas as coincidências acontecem e como eu não creio em coincidências ... os dias acabam caindo como uma luva para as citações (nunca é o contrário !)

Algumas frases me acompanham desde sempre. Tem uma do Al Pacino que eu adoro:
“ Eu digo a verdade. Até quando eu minto.”

Tem também meu poema preferido, do meu poeta predileto, o Mário Quintana:
“ Todos esses que aí estão
atravancando o meu caminho
eles passarão
e eu passarinho.”


Quintana, aliás, é uma das minhas maiores inspirações. Ao lado dele, Walt Whitman, Drummond, Shakespeare, Cecília Meirelles, Clarice Lispector, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Einstein e Thoreau também aparecem com destaque.

É de Whitman uma frase arrebatadora:
“Levantar quem caiu, apoiar quem resiste.”

De Drummond:
“ Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.”

De Shakespeare (uma frase célebre de Hamlet):
“ O resto é silêncio.”

De Cecília Meirelles:
“Eu canto porque o instante existe
e minha vida está completa
não sou alegre nem sou triste
sou poeta.”

De Clarice Lispector:
“Eu não faço poesia porque sou poeta, mas para exercitar minha alma.”

De Gandhi (absolutamente espetacular):
“Quem ama vale por milhões.”

De Madre Tereza de Calcutá (uma frase que virou lema para mim, e tento adotá-la nos momentos de ira):
“Se você julga as pessoas não tem tempo de amá-las.”

De Chico Xavier:
“Amar sem esperar ser amado, sem esperar nada em troca.”

De Einstein:
“Não é que eu seja brilhante. Apenas fico com meus problemas por mais tempo.”

De Thoreau:
“A maioria dos homens vive em silencioso desespero.”


Também gosto de preencher as páginas com trechos de música – Cazuza, Gil e Herbert Vianna são os compositores que mais aparecem – e ditados populares.

“ Eu quero a sorte de um amor tranqüilo com sabor de fruta mordida.”

“Se eu quiser falar com Deus tenho que aceitar a dor.”

“ Se tudo tem que terminar assim que pelo menos seja até o fim pra gente não ter nunca mais que terminar.”


Entre os ditados populares, tem um em especial (árabe) que eu adoro:

“Tua casa é onde está o teu coração.”

E por aí vai ... amor, ódio, tristeza, sucesso, fracasso, orgulho, fé, respeito, esperança, traição, amizade, paixão, melancolia, felicidade, silêncio, dor, vida, morte, estes são os temas mais freqüentes. E, claro, meu amor incondicional pelas palavras, minha paixão fulminante pela escrita. Porque escrever é apenas uma maneira de falar sem que interrompam a gente. Sabia frase de Sofocleto.



Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora
janaredatora@hotmail.com




Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?