<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Quando o amor bate à sua porta


Ainda estou sob o efeito de um filme muito denso: assisti “Closer – Perto demais” (a parte do título em português é dispensável), do Mike Nichols (diretor dos clássicos “A primeira noite de um homem” e “Quem tem medo de Vírginia Woolf ?”). Baseado numa peça teatral inglesa, que fez enorme sucesso pelo mundo (incluindo o Brasil, onde foi estrelada pela Renata Sorrah e pelo José Mayer), “Closer” foi adaptada ao cinema pelo próprio autor da peça, Patrick Marber. E lá estão todos os ingredientes para uma história agradar a muitos, e desagradar a tantos: a veracidade e a crueldade dos relacionamentos, a frieza e a doçura do ser humano, as paixões e traições que movem o mundo.

Dan (o sempre maravilhoso e cada vez mais irresistível Jude Law) é um escritor fracassado que escreve obituários para um jornal e se apaixona à primeira vista pela stripper Alice (Natalie Portman, a garotinha de “O profissional” que cresceu e apareceu e mais recentemente é lembrada como a princesa Amidala da nova fase de “Star Wars”). Porém, pelo caminho de Dan cruza a fotógrafa bem-sucedida e recém-separada Anna (Julia Roberts, correta como sempre mas perdendo uma grande chance de ser brilhante - a personagem dela era rica em conflitos e rendia muito mais) e uma atração à primeira vista também é inevitável. No caminho de todos aparece o médico Larry (o bonitão – e muito talentoso – Clive Owen) e um intenso quadrilátero amoroso está formado.

Questionando sempre as relações dos casais e falando de sexo sem ser vulgar ou apelativo, “Closer” chama a atenção pelo fato de ir fundo nos sentimentos humanos. A verdade pode afastar e aproximar, a traição pode ou não ser perdoada, ser sincero não é o bastante e no final das contas o amor não é o suficiente para manter duas pessoas juntas. Sai do cinema com um peso enorme no coração, uma angústia incontrolável e a sensação de que a vida é um pouco do que o filme mostra: as pessoas ficam juntas sem se amar, as pessoas se separam amando, as pessoas amam e se perdem umas das outras, as pessoas mentem para não magoar e as pessoas dizem a verdade mesmo não querendo magoar. É por causar esta sensação perturbadora, por desafiar a gente a raciocinar sobre o modo como encaramos nossos sentimentos, que “Closer” se sobressai como um raro filme aonde o ser humano é posto à prova no seu mais instintivo sentimento: o amor.

O filme está longe de ser banal. Mostra que pessoas lindas estão sujeitas a chifres na testa; que a atração gera traição que gera vingança que gera compaixão; e que omitir, mentir e dizer a verdade, na real, são exatamente a mesma coisa. Tudo isso é mostrado em cenas de profundo teor erótico, mas com fantástica sensibilidade e elegância.

Destaque para a trilha sonora arrebatadora – com direito a Bebel Gilberto cantando a belíssima “Samba da Benção” – e a acidez do roteiro tipicamente inglês, com um toque de humor irônico que eles sabem fazer como ninguém (a cena de sexo virtual é hilária). Isso sem falar no elenco afinadíssimo (Natalie Portman e Clive Owen, vencedores do Globo de Ouro, concorrem ao Oscar 2005 como coadjuvantes e são favoritos ao prêmio) dirigido com maestria por Nichols. Um filme para casais, divorciados, solteiros e todos aqueles que tem coragem de encarar seus sentimentos mais nobres e mais repugnantes.

E o amor ? Ah, esse tal de amor, ele algum dia bate à sua porta, cruza sua esquina e invade sem pedir licença o seu coração. E as conseqüências do que você vai fazer com ele são de sua inteira responsabilidade. É nessa hora que a gente encara o desconhecido ... e muitas vezes aquela paixão enlouquecedora acaba, ou simplesmente toma outro rumo. E é aí, no final da história, que alguém sempre vai sair magoado. Isso é inevitável. Assim como amar também é.



Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.folotg.net/janaredatora



Comentários
Mesmo sabendo das adversidades, do inevitável da vida, principalmente da vida que se vive de forma intensa o amor é masoquista... sabe-se que vai doer, sofrer, ferir... mas se quer viver o amor. Eu estou aderindo para o slogan DIGA NÃO AO AMOR! Com muitas dificuldades, mas creio que poderei chegar mais perto do que eu possa imaginar...
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?