<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 29, 2005

E assim nasceu a Mônica



Acho curioso o modo como as pessoas ganham apelidos. Desde pequena sempre me chamavam por um nome bem estranho, que eu fiz questão de deletar da memória. Mas um apelido me acompanha até hoje: Mônica. Exatamente como a personagem dos quadrinhos, eu era baixinha e dentuça – mas não era gorda – e adorava brigar. Sempre fui bravona, por isso mesmo o apelido pegou fácil. Até hoje eu vejo na Mônica meu alterego. E tenho até um vestidinho vermelho igual ao dela.

Assim como eu, algumas pessoas ganham apelidos por se parecerem com personagens – seja de quadrinhos, de desenho, filmes ou novelas. Já trabalhei com toda a Turma da Mônica: Cebolinha, Cascão, Magali, Anjinho e cia. Conheci uma menina cujo apelido era She Ra (e ela parecia mesmo com a personagem). Trabalho com o DJ Mutza, que nunca viu o desenho “Os Mussarelas” mas que ganhou apelido – e fama – graças ao personagem. Já trabalhei com sósias do Eddie Murphy, Ringo Star e Sarah Jéssica Parker. E conheci gente que se parecia com personagens como o Poderoso Jaba (de “O Retorno de Jedi”), Wolverine (de “X-Men”) e o Austin Powers (pois é). Isso sem falar no irrequieto Senninha, igualzinho ao personagem dos quadrinhos (este sim é um apelido muito fofo), no sósia do Tattoo (aquele mesmo da “Ilha da Fantasia”) e até no Bart Simpson.

Mas nada é mais divertido do que criar apelidos exóticos. O Guto virou Gutis porque ele é fofo e bochechudo, do tipo gracinha. E Gutis é um apelido gracinha. O Vamberto virou Vamb porque assim é mais fácil chamá-lo (embora ele não goste desse apelido, é apenas um modo carinhoso de falar com ele). E o Tiozinho virou Tio Pantufa, que deu origem a série: Pantufete, Pantufinha, Pantufão, Pantufa Man e Tio P (em breve escreverei sobre este bombástico tema, a arte de ‘ pantufar’). Aliás, Tio Pantufa é um apelido muito bom ! Como é que pode, né ? Um homem não vai ao aniversário de um amigo num bar e põe em ruína toda sua fama de bom de copo. A partir disso, fica conhecido apenas como um cara que, após as oito badaladas noturnas do relógio, coloca suas pantufas de Garfield e vai dormir. Como ele já era o Tiozinho da turma ... virou Tio Pantufa. Ainda bem que, se alguém me chamar de Tiazinha, hoje em dia, terá outro significado (algum bem o Luciano Huck fez a televisão).

E da série de apelidos fantásticos, Mendigo entra para história como o apelido que mais rápido percorreu corredores de um local de trabalho. Tudo isso porcausa de uma tampa de papelão de pizza que virou guardanapo. E aquele que não tiver um apelido que atire a primeira pedra. No meu caso, eu atiro meu coelhinho Sansão.


P.S.: O fofo que ganhou o apelido de Tio Pantufa, na realidade, justificou muito bem sua ausência no evento que lhe originou o tal apelido. Embora ele nem seja assim tão merecedor deste apelido carinhoso, chamá-lo de Tio Pantufa acabou sendo uma implicância particular. E não adianta ele reclamar ! Aliás, eu só implico com as pessoas mais queridas da minha vida. Portanto, se você é uma dessas raras pessoas que sofre com minha ironia, considere-se alguém muito especial para mim.




Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora



Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?