<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 04, 2004

Irmão Sol


Hoje é dia do homem que virou santo porque acreditou na vida. Ele acreditou na natureza, nas pessoas e nos valores de cada um. Ele acreditou, principalmente, na paz e no bem. Hoje é dia de São Francisco de Assis. O santo dos pobres, dos animais, dos ecologistas e de todos aqueles que acreditam na vida.

Eu sou apaixonada pela história de São Francisco. Sua vida de missionário é absolutamente encantadora. O respeito pelo ser humano e a admiração pelas coisas simples do Universo fazem de São Francisco um santo com história muito particular. Abrir mão da riqueza e do conforto que ele tinha em nome da fé,é coisa para poucos. Raros. Talvez somente ele.

Assisti “Irmão Sol, Irmã Lua” milhares de vezes. E também vi a peça sobre São Francisco. Ainda vou conhecer Assis. e todas as histórias mágicas que a cercam. Entre essas histórias, várias me chamam a atenção… que ele e Santa Clara eram almas gêmeas (embora não tivessem contato físico, eles tinham forte ligação espiritual e aquilo que é chamado amor puro, o amor dos anjos, sublime e sem cobranças); o famoso discurso onde ele se despiu em praça pública e devolveu seus bens ao pai e, claro, as chagas de Cristo que recebeu em suas mãos e pés.

Considerado ‘ o primeiro depois do único ‘ (ou seja, o primeiro mestre após o único mestre – que é Jesus), São Francisco tem devotos por todo mundo e é um dos santos mais populares do Brasil. Sua missão de amor, sua oração pela paz e suas palavras poéticas ainda sobrevivem com força. Mesmo que o mundo ainda viva conflitos religiosos e pelo poder, cada um de nós só está aqui por um único motivo: assim como disse Francisco, que possamos ser um instrumento da paz.


Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora




Oração de São Francisco de Assis



Senhor,
Fazei-me um instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amém.


Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?