<$BlogRSDUrl$>

domingo, abril 11, 2004

O melhor redator do Universo


(para ler ouvindo "My Sweet Lord" do George Harrison)


Esta semana é muito importante para o Ocidente. Dois mil e quatro anos depois estamos aqui novamente lembrando o maior personagem da história mundial: Jesus Cristo. Ainda não vi o filme polêmico do Mel Gibson, mas já vi tantos filmes sobre a história de Cristo que queria comentar umas coisas aqui.

Na minha modesta opinião, Deus é o melhor redator do Universo e Jesus foi, sem dúvida, seu melhor personagem. É um garoto-propaganda perfeito, que vende a união entre os povos e a fé como mercadorias de luxo e que, somente com elas, conquistaremos o Reino dos Céus. Sua mensagem, tão forte e tão sincera, pode ser ouvida até hoje em diversos idiomas para diferentes povos. Ninguém teve mais presença na mídia do que Ele em mais de dois mil anos. Deus e Jesus formam a melhor dupla do mundo.

Deus, além de excelente redator, é um diretor de arte fora-de-série. Seus layouts mundo afora são fantásticos. Isso sem contar que Ele deixou que viessem à Terra outros geniais diretores de arte, seus discípulos, afinal, gente como Michelangelo, Picasso, Dali, Di Cavalcanti, Van Gogh e Monet, entre outros, nasceram com um dom divino. Eu nem sei dizer se prefiro os divinos diretores de arte ou os discípulos redatores celestiais, tipos como Jorge Amado, Shakespeare, Cecília Meirelles, Walt Whitman, Saramago ... é, e tem gente que dúvida que Deus sabe o que faz ...

Mas, vamos voltar a melhor história que Deus criou para o mundo inteiro ouvir por séculos e séculos... se o nascimento de Cristo é cercado de tons singelos e delicados, com um roteiro cheio de humildade e esperança, sua morte é um exemplo de dor e de amor. Deus é perfeito mesmo: Ele nos deu um homem sábio, cheio de doçura e cordialidade, carismático e sensível, que nunca precisou provar nada para ninguém – os milagres vinham diante dos olhos do povo, que o corou como o Rei dos Judeus. E este mesmo povo, numa mostra do que teríamos para sempre – até hoje as pessoas julgam os outros sem ter provas de nada – colocou o bom homem na cruz. Eu não vou entrar na questão de quem teve responsabilidade nisso (judeus, romanos, e todo o mundo já pagaram e ainda pagam por isso). Mas vejo nesse roteiro tudo que a humanidade vive até os dias de hoje: a lealdade e a amizade do apóstolo João ainda pode ser encontrada em muitos seres humanos, assim como a fraqueza de Pedro, as dúvidas de Tomé e a traição de Judas (este então, numa descrição perfeita de boa parte da humanidade, que se vende por dinheiro, que se aproxima de quem lhe interessa, que faz tudo por ambição). Deus escreveu um roteiro cujos personagens existem até hoje, em qualquer lugar do mundo, em qualquer área de trabalho, classe social, religião, raça. Porém, seu melhor personagem, este sim foi único, exclusivo, embora no decorrer dos séculos surgissem alguns personagens com missões para serem eternamente lembradas (São Francisco de Assis, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá ...). Pode-se dizer que Deus criou um roteiro que foi copiado por Ele mesmo através dos tempos. Ele ganha qualquer disputa de melhor roteiro original e adaptado.


E onde fica Jesus nessa história ? Bem, ele foi o primeiro grande herói da humanidade. E como Deus escreveu a história com maestria, o herói morreu no fim. Mas deixou uma mensagem de amor para toda eternidade. E deixou, principalmente, um recado: a morte não é castigo e as aparentes vitórias podem encobrir grandes fracassos no futuro. Porque quando Cristo foi crucificado, muitos julgaram que Ele havia perdido sua batalha. Mal sabiam que foi justamente ali que Ele se tornou vitorioso e entrou para a história como o maior herói de todos os tempos.

Jesus Cristo veio à Terra só para fazer propaganda, só para vender a mensagem de que o amor deve prevalecer acima de tudo. Mesmo que a gente encontre alguns Judas pelo meio do caminho e tenha que suportar com bravura a cruz que foi dada a cada um de nós.


Janaina Pereira
Redatora
www.fotolog.net/janaredatora




Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?